Mais uma das maravilhas modernas, como seria possível imaginar um aluguel, um serviço, sem custo algum antes da internet, não é mesmo?

Pois bem, esse é o princípio da Bike Surf Berlin, uma organização sem fins lucrativos que proporciona o aluguel gratuito de bicicletas nesta cidade alemã, os usuários “podem” oferecer alguma colaboração espontânea, mas nenhum pagamento é necessário.

Graham Pope, o criador do Bike Surf é um cidadão irlandês que já tinha certa experiência com entidades sem intenção de lucro em seu país de origem, ao mudar-se para Berlim decidiu investir nessa ideia.

Como funciona o empréstimo de bicicletas

como-funciona-bicicleta-berlim
O sistema de empréstimo da Bike Surf Berlin é totalmente baseado na confiança, você deverá entrar no site, fazer seu cadastro e solicitar uma bicicleta de acordo com seu tamanho. No final, receberá um e-mail com instruções indicando a localização da bicicleta emprestada e o código do cadeado que permitirá você retirá-la do local.

Passo-a-passo:

  • Entre no site BikeSurfBerlin
  • Clique em Short Hire
  • Clique em “Click here to fill out BikeSurf request form”
  • Insira seus Dados pessoais no cadastro
  • Aguarde o e-mail com as instruções
  • Nele você receberá o endereço e segredo do cadeado da bicicleta emprestada
  • Honre seu compromisso de devolver a bicicleta intacta no mesmo endereço onde retirou

Estas bicicletas não são da organização, elas foram emprestadas por alguém, na maior boa vontade, por essa razão você deve honrar com seu compromisso e devolvê-la no tempo combinado.

Há mais de 400 serviços parecidos com este em Berlim, todos funcionam com base em doações dos usuários.

Os usuários do sistema estão muito satisfeitos e comentam que além do empréstimo das bicicletas você acaba conhecendo pessoas, estas, compartilham dicas de locais para visitar e recomendam pontos turísticos especiais.

Como é andar de bicicleta em Berlim?

bicicleta-disponivel
Em Berlim há mais de 1.000 quilômetros de ciclovias, se compararmos com São Paulo, que é uma cidade muito maior, teremos a nossa disposição somente 60 quilômetros de ciclovias. A cidade é plana e fácil de se locomover, as bicicletas em Berlim são amplamente utilizadas e um trajeto de ponta-a-ponta na cidade pode ser feito em aproximadamente 70 minutos por um ciclista ocasional (trajeto de 14km).

O exemplo é de um caso extremo, normalmente um ciclista utiliza a bicicleta para se locomover em distâncias muito mais curtas, de um ponto turístico a outro, do hotel ao centro, etc.

Este projeto é uma excelente forma de conhecer Berlim, lembre-se que um serviço pago pode custar cerca de €8 / dia, então, em sua próxima visita à cidade aproveite os benefícios de um serviço criado “pela comunidade” e “para a comunidade”.

bicicleta-disponivel2

As bicicletas emprestadas não são novas, mas todas elas funcionam e são constantemente reparadas graças às doações dos usuários. Acessórios como cadeados, luzes, etc. precisam ser trocados com frequência e sua doação espontânea será bem-vinda. Lá no site do Bike Surf Berlin há um link para doações.

Já utilizou bicicletas alugadas em alguma de suas viagens? Conte-nos onde e como foi a experiência.
Booking.com
Booking.com
Booking.com
Booking.com

2 Comentários

  1. Muito legal o serviço! Parabéns ao André pelo artigo e ao Daniel por trazer o tema à tona!

    Em nossa última viagem à Miami, nós tentamos utilizar o serviço de lá, que naturalmente é pago. Mesmo assim não conseguimos pois, como estávamos em 4 pessoas, e o serviço é bastante utilizado por lá, em nenhuma das estações que passamos havia 4 bicicletas disponíveis ao mesmo tempo. Já em Fort Lauderdale, alguns quilômetros mais ao norte, a demanda é bem menor e vimos 4 ou mais bicicletas em algumas estações.

    Um abraço.
    Alyson Regis Darugna

DEIXE UMA RESPOSTA