Você já planejou a viagem, economizou durante meses e está disposto a conhecer um lugar maravilhoso, seja qual for o destino, América do Norte, Europa, América do Sul ou qualquer outra parte do mundo, escolher o melhor assento de avião é sempre uma tarefa dura, acontece que quando viajamos em classe econômica, não há nenhum “bom assento”, as aeronaves são cada vez mais apertadas e os assentos mais estreitos, incômodos, passar horas voando é uma verdadeira tortura.

Não temos como nos enganar, em classe econômica temos que escolher um assento “menos ruim”, os assentos que já são apertados e incômodos ainda se tornam cada vez mais escassos, graças as estratégias das companhias aéreas que reservam os tradicionais “melhores assentos” para vendê-los por taxas extras.

Você tem a opção de contratar pagando uma taxa extra de reserva por um assento melhor, estes assentos não são aquela maravilha não, mas são as melhores opções, os do corredor, filas de dois, da janela, ou qualquer assento na primeira cabine. Mas, se não estiver disposto a pagar mais pelo assento, pode se antecipar, reservar as passagens meses antes da data em que irá viajar, mas eles sempre estarão bloqueados.

Mas afinal, como escolher o melhor assento no avião?

Como escolher assento no avião
Quem se recusa a pagar uma taxa extra pela reserva de um assento em um lugar privilegiado, e nem estou falando em outra classe, mas um melhor assento na classe econômica, fica refém das poucas opções que sobram, como os assentos da fila do meio, ou do fundo da aeronave que quase ninguém gosta, alguns acabam tendo que escolher de última hora, no check-in online, 24 horas antes de embarcar.

No aeroporto sempre ficam alguns últimos assentos reservados para o dia da saída, mas se você deseja pegar algum deles deverá chegar cedo, muito cedo, horas e horas antes para brigar por um destes.

Então, no final das contas para se conseguir o melhor assento no avião, é preciso começar descartando os piores. Tente evitar:

  • Assentos próximos aos banheiros, pois as filas de pessoas esperando para entrar serão constantes;
  • Assentos próximos da cozinha (gallery), que é onde as pessoas com insônia costumam se reunir para conversar ou beber algo;
  • Assentos da fila da frente das saídas de emergência, pois normalmente se inclinam muito pouco;
  • Assentos das últimas filas, na traseira do avião, é uma das regiões mais barulhentas do avião, que mais sofre durante as turbulências, além de ponto de encontro das aeromoças, e ainda se for tomar uma conexão, você será o último a descer;

Encontrar um assento bom em um vôo econômico é realmente muito difícil, praticamente impossível para uma pessoa que não entende muito de mapa de assentos, nem como estão distribuídos os assentos na aeronave, mas, quero indicar um site que irá lhe ajudar a encontrar os melhores assentos para seus vôos, ele se chama Seatguru e promete ser o guru na busca de melhores assentos em aviões.

É bastante fácil de usar, você entra no site e lá escreve o nome da companhia aérea, o número do vôo e a data de partida, com isso, o sistema listará os vôos encontrados. Ao certificar-se de que algum da lista é realmente seu vôo, toque em View Map. O Seatguru lhe ajuda a escolher os melhores assentos de acordo com o desenho do avião, podendo ver claramente quais são as regiões mais recomendadas, em verde, e as menos recomendadas em amarelo ou vermelho.

Mapa de assentos escolher melhor lugar no avião
[clique para ampliar o mapa de assentos]

Utilizando o Seatguru você conseguirá obter sempre os melhores assentos de avião sem gastar nada extra por isso, o serviço é gratuito e não exige nem mesmo cadastro. Além da informação dos assentos o sistema ainda tem informação privilegiada sobre os serviços oferecidos na aeronave, como áudio, vídeo, tomadas elétricas, internet e comidas. Para visualizar quais serviços o assento que você irá escolher oferece bastará passar o mouse por cima do assento no mapa.

Considerações Finais

Escolher assento no avião não é fácil, principalmente se você viaja em classe econômica, as companhias aéreas estão bloqueando os melhores assentos de avião para vender com uma taxa extra, nesse processo de escolher o melhor assento, recomendamos que você faça um trabalho de ir descartando as piores opções, ou, se tiver um dinheiro extra para investir, pagar a diferença.

Quando voei recentemente com meu irmão Alyson Darugna, resolvemos pagar a taxa extra para conseguir uma fila privilegiada, a experiência foi bastante agradável e a taxa era razoável, tudo depende de quanto você dispõe para gastar em sua viagem.

Acredito que voar confortavelmente seja bastante importante, sobretudo em viagens intercontinentais, quando você passa a noite no avião. Lembre-se de que um pouco a mais na passagem pode significar aproveitar melhor no destino, se você chegar muito cansado, sem ter dormido bem, certamente precisará de um dia livre para recuperar as energias para sua viagem. Se sua viagem for curta, perder um dia pode significar 10% das férias, ou até mais, pense bem na hora de comprar sua passagem aérea, todos gostamos muito de economizar mas em algumas circunstâncias a economia está justamente em pagar um pouco a mais, para aproveitar imediatamente a partir da hora que aterrissar.

Debate:

  • Qual é sua estratégia para conseguir o melhor assento?
  • Você é supersticioso em relação aos números dos assentos?
  • Janela ou corredor?

Obrigado por nos acompanhar, se gostou compartilhe nas redes sociais, o Viagens Dicas é um projeto novo e necessita de sua ajuda para chegar a mais pessoas e ajudar elas também a fazer uma viagem melhor e mais econômica.

* Este artigo foi inspirado no Nomadistas

Booking.com
Booking.com
Booking.com
Booking.com

12 Comentários

  1. Ótimas dicas!

    Sensacional o site que você passou SeatGuru, tinha que ser da TripAdvisor mesmo!

    Me ajudou muito, ainda mais eu, um cara com 2m de altura, não quero ficar “entalado” nos assentos ruins, rs.

    Valeu e continue o bom trabalho com o site!

  2. Dica maravilhosa!! Acabei de me livrar de uma roubada, estava toda me achando com o assento escolhido a uns dias atras, e com a sua ajuda descobri que o assento não reclinaria, ufaa muito obrigada mesmoo!
    Estou amando todas as dicas! Continue assim. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA