As dores de ouvido durante os vôos atacam aproximadamente um terço de todos os passageiros, principalmente aqueles que viajam resfriados, existem alguns conselhos que costumam funcionar para a maioria dos turistas, eles ajudam a evitar este incômodo que não nos permite aproveitar tão bem assim a partida ou retorno das férias.

Estas dores quando atacam são constantes, extremamente fortes e angustiantes, não há como descansar, se uma dor de ouvido já é terrível em terra, nos ares é ainda mais forte e insuportável.

Por esta razão, hoje decidi compartilhar com vocês alguns conselhos que ajudarão a evitar as dores de ouvido no avião para poder viajar da melhor forma possível.

Dores de ouvido durante vôos

Dentro de um avião convencional a pressão do ar pode chegar a níveis similares a de uma altura de 2.500 metros acima do nível do mar, esta baixa de pressão pode ser a culpada de provocar as dores de ouvido que os passageiros tanto reclamam.

Como se sabe, este tipo de incômodo ataca pelo menos um terço dos passageiros, principalmente aqueles que estão resfriados, já que as vias respiratórias e o conduto que liga a faringe com o ouvido estão inflamados.

Agora que já conhecemos o problema, que tal conhecer algumas soluções?

Empurrar o ar

Este é na minha opinião o método mais eficaz e costumo utilizá-lo com frequência, trata-se de tentar empurrar o ar para dentro dos ouvidos, o que devemos fazer é tapar o nariz com os dedos e empurrar o ar com força.

Devemos claro manter a boca fechada, dessa forma poderemos compensar regulando a pressão.

Descongestionantes nasais

Utilizar um descongestionante nasal pode ser bastante eficaz com 30 minutos de antecedência ao início do descenso da aeronave, é dizer, antes de que o avião comece a descer para o pouso.

aviao-no-ceu

Mascar chiclets

Essa é uma recomendação bastante conhecida, embora não exista justificação científica, na prática costuma ajudar a evitar estas dores durante os vôos, pois ajuda a compensar a pressão.

Bocejar

Ao bocejar o passageiro ativa os músculos do rosto, isso ajuda a abrir os canais do ouvido e permite que a sensação de dor seja diminuida.

Evitar dormir

Não estou querendo recomendar não descansar durante todo o vôo, mas como estas dores de ouvido costumam ser mais frequentes durante a decolagem ou aterrissagem, a recomendação fica em evitar dormir na última meia hora do trajeto.

Enquanto estamos dormindo o organismo demora mais em processar a mudança da pressão e isso tende a aumentar as dores, por essa razão é melhor estar acordado e poder realizar os outros procedimentos indicados acima para diminuir desta forma o incômodo causado pela pressão.

Considerações Finais

Amigos, estas são recomendações rápidas que podem ajudar a evitar as dores de ouvido durante os vôos, um incômodo muito comum em passageiros novatos ou experientes, não há nenhum segredo para driblar a pressão, algumas pessoas sofrem mais, outras nem ao menos sentem algum incômodo, isso é pessoal e varia de organismo para organismo.

Espero ter ajudado com estas dicas e que elas possibilitem vôos mais agradáveis.

Grande abraço, até já.

Booking.com
Booking.com
Booking.com
Booking.com

12 Comentários

  1. Na última viagem que eu fiz estava resfriado, é quando começou a aterrissagem pensei que meus ouvidos íam explodir, senti muita dor, agora sei porque. Dicas valiosíssimas . Muito obrigado. Abraço.

  2. Obrigada pelas dicas, cheguei de viagem ontem, a sensação foi horrível, achei que estava tendo um AVC; Todos os meu dentes doíam!Só hoje melhorei da surdez.Disse pra minha filha que nunca mais viria aqui!
    Estou com crise de sinusite e vi que isso piora muito o problema!
    Valeu!

  3. No Último fim de semana fiz uma viagem para são Luís -Má durante aterrissagem sentir uma enxaqueca terrível, dores na testa e na sombrancelhas. E não tenho histórico de sinusite. Tive que ser medicado para passar a dor após o dia seguinte .

  4. Olá,
    Preciso de uma ajuda, fiz uma viagem e meu assento foi no lado da asa, logo que sai do avião senti algumas pintadas no ouvido apos dois dias começou a incomodar mas dai agora sinto que esta tapado e sinto dores leve, algumas pontadas no ouvido que é o do lado direito, preciso continuar a viagem, acredito que esta inflamado bastante.Posso viajar com o ouvido inflamado? o que posso fazer neste caso?

    help

  5. Estive num avião com minha família para Fortaleza. Comecei a sentir dores nos dois ouvidos, como se fosse agulhas entrando nos meus ouvidos. Foi dores terríveis.

  6. estou aterrorizada tenho viagem marcada para o fim do mes e sinto dores fortes parece que tem um balao cheio de ar na minha cabeça tenho muito medo de morrer

DEIXE UMA RESPOSTA