6 dicas para não se estressar em voos e aeroportos.

Viajar de avião é muito conveniente, as distâncias diminuem, você pode viajar para muito longe em relativamente pouco tempo, porém, é normal termos que passar horas e horas em aeroportos, pegando conexões e lidando com pessoas que as vezes estão mal treinadas para nos atender.

Resumindo, viajar de avião pode gerar muito estresse, seja pelo pouco espaço dos assentos, como também pelas situações inusitadas que enfrentamos, pela diversidade humana com a qual nos cruzamos e finalmente pela burocracia exagerada para garantir a segurança dos voos.

Hoje me proponho a dar 6 dicas para que seu vôo e as esperas entre voos não lhe estraguem a maravilhosa viagem que fará ou que acabou de fazer.

1) Adiante-se aos procedimentos de segurança

Detetores de metais aeroporto
Se há uma coisa que gera um grande estresse em um aeroporto são os procedimentos de segurança, os agentes normalmente estão impacientes, mas é o trabalho deles, eles devem ser duros para combater qualquer tipo de abuso e tentar encontrar pessoas suspeitas.

Seja esperto, adiante-se ao procedimento e evite que a fila esteja lhe apressando e que o agente lhe trate mal.

Você vai passar por um escâner de metais que irá verificar que você não possui algum elemento suspeito, como armas, canivetes, facas, etc., porém, existem muitos acessórios de roupas e acessórios pessoais que também disparam o alarme. O agente não sabe se é seu relógio de pulso ou um revólver calibre 38.

Adiante-se, nos dias em que viajará de avião evite levar estes acessórios, deixe o relógio na mochila, como também os brincos, cintos, colares e celular. Retire seu sapato antes e se possível viagem com um sapato mais fácil de tirar e colocar, pois esse procedimento será necessário. Já vi pessoas que se escandalizam quando solicitam que retirem os sapatos, fazem escândalo pois são tratados como “terroristas”, todo esse estresse poderia ser evitado se a pessoa fosse consciente do trabalho que estes agentes fazem para nos proteger.

Antecipe-se e certamente sua experiência será muito mais agradável.

2) Não faça filas para entrar ao avião

Essa dica é fundamental para manter sua paciência, mesmo que os passageiros do vôo já foram chamados pelo rádio, mesmo que todos já estejam ali formando fila, evite de participar dela, deixe todos se estressarem com a longa espera que ainda terão, de pé, apertados e as vezes empurrados por outros passageiros.

Mantenha-se sentado, tranquilo, o avião não sairá sem você, não há motivo algum para participar desse empurra empurra, da disputa por um espaço num ambiente tão apertado como uma aeronave, você sendo o primeiro ou o último, partirá no mesmo horário, se entrar por último no avião o máximo que pode acontecer é você poder caminhar mais facilmente pelos corredores e esperar menos sentado até que o avião decole.

Seja esperto e evite o estresse gratuito.

3) Não tente embarcar em uma fila que não é a sua

Existem muitos tipos de fila para o embarque, normalmente são chamadas as classes privilegiadas antes, como a classe executiva, primeira classe e pessoas com necessidades especiais.

Se não é sua vez de embarcar permaneça sentado, não tente furar a fila e embarcar em um embarque preferencial. Muitas pessoas se sentem mal por não poder ingressar antes, mas a distinção de embarque é um direito de quem pagou uma taxa extra por isso, normalmente estas pessoas são viajantes frequentes, que viajam a trabalho e cada minuto é crucial para o exercício de seus negócios.

Você não deve se sentir inferior por isso, deixe a ansiedade de entrar e sair para quem está na correria do trabalho, você está de férias, aproveite para ler um livro enquanto não é sua vez de embarcar e evite um estresse totalmente desnecessário.

4) Verifique muito bem o número de seu assento

Assento do avião
Um dos grandes pontos de estresse em voos nacionais ou internacionais é a questão dos assentos, existem certas pessoas que não estão preparadas para lidar com um erro de assentos e agem grosseiramente quando você senta no assento delas.

É comum, nem todos estão com a energia positiva que você quando toma um vôo para iniciar as férias, elas podem pensar que você o fez intencionalmente, evite esse estresse, verifique duas vezes se está sentado corretamente em seu assento.

Outro ponto são os assentos privilegiados não vendidos, você não pode simplesmente trocar de assento pois há um livre, em uma fila melhor. Fale sempre com os comissários mas em especial nas filas onde se paga uma taxa extra para se sentar será difícil você conseguir se mudar.

Tente entender que mesmo que o assento vá ficar livre a sua passagem não inclui aquele privilégio, são poucos os voos onde você pode contratar um assento melhor depois de embarcar, mas procure solicitar esse serviço caso julgue em cima da hora ser uma melhor opção.

5) Não exagere na bebida

Bêbado no avião
Tudo bem, alguns voos nacionais e internacionais oferecem bebidas alcoólicas gratuitas durante o trajeto, mas isso não lhe deveria dar pé a tomar de mais da conta. Lembre-se, você pode sem querer depois de alguns goles se comportar de forma não desejada.

Já viajei em voos onde pessoas tomaram demais, conversavam alto e terminaram incomodando todos os outros que desejavam descansar, ler um livro ou assistir a programação de vídeos do painel.

Lembre-se que após o término do vôo deverá passar pelas autoridades alfandegárias e pelo processo de migração, vá lúcido e evite passar um mal momento justamente na entrada do país onde irá passar suas férias.

Países europeus não exigem um pré-visto para brasileiros, mas você terá de passar por um processo de migração ao entrar na comunidade, esteja preparado para responder quaisquer perguntas que possam lhe fazer. Chegar nesse processo embriagado poderá estragar completamente sua viagem.

6) Leve sempre roupas na bagagem de mão

Nos dias atuais, o extravio de bagagem é muito comum, pessoas da minha família já tiveram suas bagagens extraviadas por dias, e eu inclusive tive uma bagagem retirada por engano quando retornava de viagem.

Se organize e leve em sua bagagem de mão roupas para esse tipo de emergência, você poderá necessitar de algumas peças até que a situação se resolva.

Infelizmente existem somente dois tipos de turistas: os que já tiveram sua bagagem extraviada e os que terão sua bagagem extraviada, vá preparado pois você pode ser o próximo, ao levar roupas extras você certamente irá estar mais tranquilo e se estressará menos ao chegar no destino.

Considerações Finais

Se você se identificou com alguma das situações acima, tente melhorar na próxima vez que tomar um vôo nacional ou internacional, caso não tenha passado nenhuma experiência parecida, certamente terá algum amigo ou parente que já passou.

Por esta razão, peço que compartilhe este artigo nas redes sociais, vamos todos ajudar-nos a passar melhores momentos em nossas viagens, estas dicas são fundamentais para que pequenos detalhes não nos façam ficar irritados, estressados, e evitaremos assim estragar toda a experiência das férias por uma besteira.

Debate:

  • Já passou algum mal momento em aeroportos? Conte-nos como fez para contornar a situação!
  • Sua bagagem já foi extraviada? Como a companhia aérea resolveu a questão?

Por hoje é só, até já.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi André, adorei suas dicas principalmente a primeira, onde ja tive um constrangimento em ter que tirar os sapatos, o salto da minha sandália tinha algo dentro que apitava cada vez de passar no raio x. Terei mais cuidado nas proximas viagens. Valeu!!!

    • Obrigado por comentar Regina, é isso mesmo, na hora de viajar nada melhor que uma rasteirinha ou um tênis, fácil de tirar e colocar, confortável para usar. No caso dos tênis ainda mantém os pés mais quentes durante o vôo.

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA