Qual é a melhor época para viajar para Europa?

É bem possível que você esteja pensando que estou louco para supor essa condição, mas veja bem, no artigo do dia de hoje lhe explicarei o motivo de que na minha opinião Janeiro e Fevereiro podem ser os melhores meses para viajar para Europa, apesar do frio.

Compreendo que muitas pessoas se acovardam com as estações geladas, preferem ficar em suas casas e curtir o verão brasileiro, de jeito nenhum cogitam a possibilidade de trocar o sol e a praia pelo frio, neve e temporada de chuvas.

Por experiência própria, quero comentar que vale muito a pena investir seu verão no inverno europeu, quero destacar as vantagens e oportunidades que somente essa temporada lhe oferece, entre elas posso citar: preços baixos, estações de ski, filas menores, maior tranquilidade.

Quer viajar tranquilo e pagar menos na Europa? Coloque casacos em sua mala!

Inverno Europeu: até 40% mais barato

Promoções inverno europa
No inverno é possível encontrar promoções em quase tudo: hotéis, vôos, roupas e mais.

O primeiro ponto que irei comentar sobre as vantagens de viajar à Europa durante o inverno é a economia, com a temporada baixa será fácil encontrar promoções de passagens aéreas dentro do continente, trens com preços reduzidos, hotéis com preços imperdíveis e promoções de roupas.

Fique atento às oportunidades, em algumas ocasiões a barganha pode ser de até 40%. Veja bem, neste inverno europeu, no início do ano, viajei de Veneza à Paris por €17 euros com a Ryanair, me hospedei em Veneza por €40 a noite com café da manhã completo e internet grátis, comprei roupas com até 70% de desconto na capital francesa.

Essas são as maravilhas do inverno europeu, onde você consegue desconto até em hotéis de luxo, que aproveitam o frio para queimar seus preços e aquecer o turismo. Está em suas mãos aproveitar esse tipo de oferta.

Veja também:

Maior tranquilidade

O inverno é uma época tranquila na Europa.
Visitar pontos de turísticos europeus no inverno é mais tranquilo, com menos pessoas disputando o melhor ângulo para fotos.

Grande vantagem de viajar durante o inverno europeu é que boa parte dos turistas não gosta de frio, isso oferece uma tranquilidade muito maior ao andar pelas ruas, frequentar pontos turísticos e visitar museus. A densidade de pessoas por metro quadrado cai drasticamente, sobretudo nas grandes cidades como Paris, Veneza, Milão, Roma, Londres, etc., além disso somam-se os descontos que fazem você querer aproveitar ainda melhor o lugar.

No verão, estas cidades estão transbordando de turistas do mundo todo, a temporada alta frustra muita gente, pessoas como eu, como você, que sonham a vida toda em conhecer a Europa, que acompanham em filmes e acham tudo maravilhoso, mas ao chegar, se sentem como formiguinhas brigando por sobrevivência, por não serem pisoteadas.

Folhas das árvores inverno europeu.

Viajar durante a alta temporada europeia pode comprometer sua experiência, claro que é muito lindo, o sol, o sorriso na cara das pessoas que estão felizes com a chegada de um novo verão, mas engana-se quem pensa que 10 dias no verão rendem como 10 dias no inverno, engana-se quem pensa que não passará horas esperando para entrar no Vaticano, que não pegará filas no Louvre, a ponto de esperar 1h30 para ver só a Monalisa (um dos milhares de itens da coleção).

O que quero dizer sobre tranquilidade, é que com as cidades mais calmas em razão do inverno, você vai conseguir conhecer o dia-a-dia dos habitantes, irá encontrar uma cidade normal, conhecer a verdadeira identidade do povo, sem precisar brigar por um lugar ao sol.

Estações de Ski

As estações de Ski são um grande atrativo do inverno europeu.
As estações de Ski são um grande atrativo do inverno europeu.

Não há experiência mais deliciosa que esquiar, confesso ter começado com medo, mas minha aventura nas pistas de iniciantes me deixou com vontade de voltar a cada ano. Infelizmente não pegamos um professor, que poderia potencializar nosso aprendizado, mas somente o fato de descer uma montanha gelada, desfrutar do vento em nossas caras e da adrenalina causada pela alta velocidade, valeu a pena e marcou nossas vidas.

Esquiar é uma tradição, é quase um ritual na Europa, os habitantes das áreas geladas costumam frequentar as estações de Ski ao menos uma vez por semana e é muito comum que os pais levem seus filhos para aprender a esquiar desde pequenos nas férias de inverno. Esquiar é estar em família, é ver o ser humano desafiando a natureza, a gravidade.

Me deixou muito feliz ter tido a oportunidade de conhecer duas estações de Ski na Itália, a de Passo Brocon e Ski Civetta, as duas experiências foram incríveis. Em ambas há inclusive pistas noturnas que são habilitadas para o público local que trabalha durante o dia e deseja se divertir durante a noite.

Ski Civetta Italia Europa inverno
Eu e minha esposa na estação Ski Civetta na Itália.

Aqui vale uma ressalva, todo o resto do artigo fala sobre baixa temporada, mas no que diz respeito às Estações de Ski, o inverno europeu é a alta temporada e as estações são altamente disputadas, encontrar hotéis pode ser difícil, prepare-se antecipadamente.

Veja também: Cidades do Norte da Itália que não estão nos roteiros mas que você deveria visitar

Upgrades gratuitos e atendimento personalizado

Estação de trem coberta de neve na Itália.
Estação de trem coberta de neve na Itália.

Na lista de vantagens do inverno sobre o verão europeu, quero incluir essa dica, somente no inverno você terá o poder da persuasão e será atendido como um convidado ilustre, somente no inverno você conseguirá os melhores quartos de hotel com reservas simples, conseguirá uma mesa em lugar privilegiado sem mesmo ter solicitado.

O fato de haver menos clientes permite que o atendimento seja personalizado, a atenção dos funcionários será superior em razão da disponibilidade de tempo e da preocupação em atender bem aquele visitante inesperado, é no inverno que você conseguirá aproveitar da boa vontade das pessoas que lhe servem.

Lembro-me muito bem, quando fomos à Lisboa em Portugal, eram altas horas da noite, chegávamos cansados da viagem de avião e de um trecho de estrada, já pelo terceiro mês viajando sem parar, fui solicitar uma cerveja no bar do hotel e conheci uma grande pessoa. Era o próprio atendente do hotel que conversou comigo por mais de uma hora, contou suas experiências e me passou recomendações, consegui uma consultoria turística gratuita com um habitante local que me passou uma lista de locais para visitar e dicas de como conseguir chegar mais rápido, economizando em pedágio.

A paisagem no inverno é belíssima.
A paisagem no inverno é belíssima.

Viajar na baixa temporada tem seu charme, tem seu encanto, o frio pode ser contornado e a experiência potencializada graças ao sentido da exclusividade. É claro que você não estará sozinho, mas com um número menor de turistas sua viagem à Europa poderá ser ainda mais incrível.

Outros posts que podem lhe interessar:

Ainda não comprou sua passagem para a Europa? Comece fazendo uma busca para encontrar o melhor preço, clique aqui e encontre!

Considerações Finais

Nos três primeiros meses deste 2013, eu e minha esposa viajamos pela Europa ininterruptamente, ligamos o “modo turista” e começamos a bater perna pelos lugares mais fantásticos do Velho Continente, nossa experiência no frio e no inverno nos permite afirmar que viajar nessa temporada tem grandes vantagens.

Janeiro ou Fevereiro são os melhores meses para viajar para a Europa? Depende do ponto de vista, o que posso contar é que valeu a pena, que foi tudo de bom e sobretudo mais econômico.

Boneco de neve na Italia Europa

Faríamos tudo de novo, estou certo que você ao entender as vantagens enumeradas poderá tirar suas conclusões sobre o questionamento do título, se você como eu gosta de viajar tranquilo, evita perder tempo em filas, não gosta de ficar apertado em museus e salões, detesta esperar muito para se sentar e ser servido em um restaurante, sua melhor escolha é a temporada de inverno na Europa.

As vantagens enumeradas são somente algumas, você pode encontrar muitas mais vantagens do que eu, cada um vive sua experiência fora do Brasil e partindo das premissas você só tem a ganhar.

Quero lhe desejar uma boa viagem e me coloco à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre o Inverno Europeu, experiência tenho de sobra, é só perguntar nos comentários abaixo.

Grande abraço, até já.

115 COMENTÁRIOS

  1. Muito úteis essas informações, pois será minha primeira viagem a Europa e estava com muitas dúvidas. Obrigado por abrir um pouco mais minha mente.

  2. Ola Andre, td bem?? achei seu post pesquisando sobre viagens para Europa. estou planejando fazer um mochilao em janeiro para Europa, mas nao tenho nem ideia de onde comecar, onde pesquisar os melhores hostels, como ir de uma cidade para outra, qual roteiro sai mais em conta, enfim, se vc pudesse me ajudar com alguma dica, agradeço. Abraços Daniela

  3. André me identifiquei muito com o seu post, sou apaixona pelas baixas temperaturas e tenho um grande sonho de conhece o inverno europeu ! Gostei muito das dicas nunca tinha pensado nessa forma kkkk às vezes me esqueço que nem todos amam o frio e todos os privilégios que ele nos trás. Fui convidado para passar um tempo na Suíça entre janeiro e março, espero poder aproveita tudo isso é mais um pouco rsrs

  4. Olá!! grata pelo seu artigo, confesso que me aliviou um pouco. Eu tenho uma enorme vontade de conhecer a Itália, sobre tudo a Toscana. Mas meu esposo, me desanimou acerca da época (inverno). Pois viajaremos a Portugal em dezembro e eu queria aproveitar e esticar até Itália. Por favor, me diga se realmente vale apena. Obrigada!!!

  5. Excelente artigo amigo, eu farei a primeira viagem para Europa e curti muito as dicas, principalmente pelo fato do atendimento (não tinha parado pra pensar nisso).
    Eu e um amigo estamos planejando uma viagem entre fevereiro ou março (graças as dicas do site) para Londres. Temos um amigo que atualmente trabalha na Itália, porém final do ano vai morar em Londres e planejamos ficar hospedados na casa dele.

    A viagem seria curta (10-12 dias apenas), porém, não queríamos conhecer outros países.
    Entre as opções desejadas estão: Itália (onde os pais dele moram), frança, Espanha, Alemanha, Suíça.
    O objetivo era não gastar muito com hotel e por isso andei pesquisando, vi que existe a possibilidade de viajar com “trem noturno” o que pouparia o hotel.

    A idéia era ficar 2 dias em Londres > seguir para Espanha (2 dias = 1 diária) > seguir para França (trem noturno, poupando hotel 2 dias = 1 diária) e seguir a noite para Suíça (1 dia sem diária) e seguir para a Itália (hospedados nos pais dele) > retornar para Londres.

    Dessa forma visitaríamos 5 países e gastaríamos apenas com 2 ou 3 diárias em hotel. É viável?

    Muito obrigado pelas dicas e aguardo ansioso seu retorno.
    Sucesso com o site pra vocês (y)

  6. Olá André ! Adorei ler seu artigo ! Ficava achando que seria uma loucura ir para a Europa em fevereiro… Caminhar pelas ruas… Visitar os pontos turístico… Mas meu filho fará 15 anos em fevereiro e quer ir para Paris e Londres !!E também é louco para ver a neve!! Nesses meses, nessas cidades, não encontrarei neve, certo ? Que país você me indicaria incluir no roteiro para ele ver a neve ?Muito grata por sua atenção.

  7. Olá André!

    Legal as dicas. Compartilho da opinião em viajar na baixa temporada pela Europa. Em Janeiro de 2015 visitei varias cidade na Itália e França.
    Já tô de malas prontas para desembarcar em Veneza em fevereiro 2016. De lá sigo para Viena/Áustria, de Viena para Munique e retorno para Itália, para de lá seguir para Malta, no Mediterrâneo.
    A propósito se possível uma dica: Os deslocamentos de Veneza-Viena e Viena-Munique pretendo fazer de trem. Para esta época achas que é necessário antecipar a compra dos bilhetes ou é tranquilo conseguir lugar em trens comprando um dia antes na Estação nesta época(fevereiro)??
    Abraço!!

  8. Boa tarde, eu e minha esposa queremos ir em Janeiro para Itália e ficaremos 10 dias. Queremos visitar Roma, Veneza, Milão e se sobrar tempo alguma outra cidade.
    Vc poderia tirar algumas duvidas?
    Qual melhor intinerario entre as cidades?
    Vc deixou reservado os hotéis de cada cidade antes? Qto tempo antes?
    Por ser inverno melhor viajar de carro ou trem?
    Onde vc comprou as passagens entre Brasil e Itália?

    Grato e no aguardo

  9. Ola Andre, muito bacana suas dicas, bem realista.
    Vou em dez/2015 p Espanha e Itália com meu irmão e mais um ou dois amigos. A pergunta é: Vale a pena alugar um carro e fazer tudo de carro? ou na sua opinião qual a melhor opção?
    Penso que poderemos fazer mais cidades/países. Mas ate que ponto vale o “risco”.

    • Olá Fabi, como vai?
      Risco não há, mas há desgaste pois a Espanha é bem longe da Itália, considere 2 dias viajando de carro.
      Eu apostaria no avião mesmo, um voo Madri (ou Barcelona) para Milão (ou Roma).
      Grande abraço.

  10. Olá André,

    Adorei as suas dicas.

    Estou tentando bolar um roteiro de Lua de Mel. Me caso em 20/02/2016 e na Europa e EUA estará inverno. Meu medo é não conseguir aproveitar muito.

    Na sua opinião é uma boa época? O inverno ainda estará muito forte? Tem alguma sugestão de roteiro?

    Obrigada

    • Olá Carolina, como vai?
      O inverno estará forte mas as pessoas vivem nestes lugares, é totalmente viável viajar no inverno.
      Eu particularmente gosto e acredito possuir muita vantagem na relação custo x benefício.

      Abraço.

  11. Olá! Eu e meu marido vamos em novembro para a Europa e ficaremos os 3 meses permitidos. Trabalhamos pelo computador, entao conseguiremos trabalhar e turistar ao mesmo tempo. Pensamos em chegar em Munique e depois conhecer as principais cidades… Pensamos em passar por Praga, Budapest, Vienna, Berlim, Roma, Veneza e Milão, Paris, Londres, Amsterdã, Bruxelas, Barcelona, Madri, Lisboa. Não necessariamente nesta ordem, e ai vem nossa questão.. Qual seria sua sugestão de roteiro? A principio íamos comprar a volta de Bruxelas, mas agora pensamos que pode ficar fora de mao, e talvez então Lisboa, como ponto final.
    Adoraríamos que pudesse nos ajudar com dicas de roteiro e qualquer outra informação que puderem nos ajudar!

    Desde já agradeço!

    • Olá Mayara, como vai?
      Lhes desejo boa viagem.

      Infelizmente não posso fazer roteiro para cada pessoa que entra no blog, não consigo é uma questão de tempo.
      Você enviou esta mensagem em julho, estou no final de outubro respondendo ela… não dá, são muitos comentários.

      Bom, minha dica fica em:
      “Faça um roteiro circular”, pegue o Google Maps, coloque todos os países em “Rotas” e vá acomodando até encontrar a fórmula.

      Grande abraço.

  12. Olá André.
    Primeiramente, obrigado por dividir as tuas experiências conosco, isso é muito útil especialmente para os turistas de “primeira viagem”.
    Gostaria de saber sobre essas viagens em que se fica mais tempo, tipo três meses, qual seria o valor necessário para isso? Sei que depende muito do roteiro escolhido, mas quanto em média se gasta em uma viagem assim para duas pessoas?
    Abraços.

    • Olá Tiago, como vai?
      Depende muito de onde você vai ficar, ou seja, do aluguel.
      Em média se gasta €1500 por mês, sendo bem econômico, para duas pessoas, cozinhando em casa até dá para arriscar neste orçamento.
      Um abraço.

  13. Olá André,
    Muito bom o blog, estou planejando minha primeira viagem para quando eu me formar na faculdade (daqui a uns dois anos). A grande questão é que quero aproveitar bastante tempo e economizar ao máximo, não sou uma pessoa de muito luxo (meu maior problema é com crise alérgica na verdade :p ). Pretendo usar de todas as promoções e passes econômicos para transporte e pontos turísticos. Vou ficar em Hostel e coisa do tipo (ouvi que camping é uma boa opção na Itália), preferencialmente em cidades mais baratas próximo do meu objetivo. Também cozinharia de boa, ou algo assim, para pagar hospedagem também.

    A intenção é França,Espanha,Itália e Grécia, mas fico na dúvida se alguns desses países não seria mais vantagem no verão. Talvez trocar Grécia por Suiça e aproveitar uma viagem de trem (e deixar alguns desses lugares p ir em outra oportunidade no verão)? Minhas prioridades são Itália e França e sou o tipo de turista cultural que quer visitar todos os museus e lugares típicos, e ir além dos clichês da cidade, vivenciar o local de verdade.

    Tentando reduzir as cidades e os dias em cada uma delas, o máximo que consegui foi 9 cidades, 7 dias em cada. Mas algumas penso que poderia ficar muito menos e outras bem mais ( Paris e Veneza é o que eu quero ficar mais tempo). As cidades são: Paris, Milão,Florença,Veneza,Verona,Roma, Atenas, Madri e Barcelona.

    Tem lugares que eu tenho vontade de conhecer também, como a Toscana e Nápoles, nessas cidades e outras dessa lista (e algumas menores) seria um erro fazer um bate e volta?

    Única coisa que me desmotiva a ir no inverno é o frio e a questão de fotos já que o tempo ensolarado é muito mais interessante para fotografias, será que mesmo sendo uma friorenta que adora fotografar dias de sol ainda é melhor ir no inverno?

    Provavelmente iria sozinha, seria um problema?

    ps: desculpa o comentário gigante, sou novata nesses assuntos

  14. estou querendo ir para Itália em Janeiro de 2016 (a partir do dia 19) passar minha lua-de-mel. Você acha que dá?? Ou a estação/clima não vai me deixar curtir as cidades???

  15. Adorei seu artigo e me ajudou mto. Porém tenho duvidas mto pontuais e isso me da mta preocupação para viajar. Especialmente sozinha. Gostaria mto da sua ajuda pq todos os blog que li, ninguem me respondeu.

    1. Não preciso de visto para até 90 dias na Itália, mas para ficar lá preciso comprovar alguma renda? Qto preciso levar, como é feito esse calculo? Pode me dar dicas de como é usar outra moeda, pq não tenho nenhuma noção. Pretendo ficar de 15 a 20 dias entre Roma e Napoli – onde tenho amigos.

    2. As cartas de hospedagem – caso um amigo lá me acolha no tempo que eu ficar – funcionam mesmo?

    3. Preciso ter cartão de crédito internacional?

    4. Ao chegar lá é fácil mesmo pegar os trens e ir viajando pela Europa? Conseguir hotel a cada lugar que eu chegar?

    5. Preciso comprar os passeios com antecedência?

    6. Março mesmo é mais barato para viajar? Quando me aconselha comprar o aéreo, hospedagem, trocar euros?

    Desde já muuuuuuito obrigada pq nao sei mais pra quem pedir as dicas e to morrendo de medo. É a viagem da minha vida e meu maior sonho é conhecer a Itália e que dê tudo certo.

    Abraços =D

    • Ao entrar será feita uma entrevista e eles podem lhe perguntar quanto dinheiro leva, cartões, etc. Mas isso não é necessariamente o que vai acontecer, tem pessoas que nem perguntam nada.

      O recomendável é 70€ por dia, isso é o que eles podem requerer.

      As cartas funcionam, mas seguem um protocolo que eu desconheço.

      Claro, é necessário um cartão internacional funcionando, sei de casos que eles passaram numa máquina lá para ver se tinha crédito.

      Deverias ter todos os hotéis reservados antes de ir, eles podem pedir as reservas de hotéis.

      Os passeios não precisam ser comprados com antecedência, mas isso evita filas.

      Trocar dinheiro quando considerares boa cotação, sim março é mais barato que julho ou agosto.

      Um abraço.

    • Na região central da Europa (Republica Tcheca, Eslovaquia, Hungria, Croácia, Sérvia ou até a Polônia) durante o dia fazem geralmente de 3 a 8 graus celcius e durante a noite pode baixar até -11. Dependendo do período podem haver picos de 18 graus de dia e – 18 durante a madrugada. Eu sou húngaro, por isso me refiro a esta região. Nas partes montanhosas (Alpes, Cárpatos, Tatra) geralmehte fica no negativo, entre -1 e – 35. Espero que tenha ajudado.

      Abraço

  16. Olá André, encontrei seu post quando estava a procura de dicas de como fazer pra viajar e gostei muito eu meu marido vamos fazer nossa primeira viajem para fora do Brasil, e estamos querendo ir para Europa acho que para Portugal mais “não decidido” ainda . ficaremos 10 dias e tenho algumas duvidas.
    1- o mês de abri e maio qual seria melhor para aproveitar para passear referente ao tempo, mais sem muito tumulto, e se esses meses ainda estão em baixa temporada
    2- qual os países q vc indicaria que não fossem muito caros.
    por enquanto seria isso para o começo de uma decisão. desde já eu agradeço

  17. Olá!

    Gostaria de saber onde você comprou suas passagens, qual site, que forma é mais econômica. Quero viajar nesse fim de ano e passar 3 semanas.

    Obrigada.

  18. Olá André, pretendo ir a Europa no mês de dezembro de 2015 em lua de mel! Você sabe dizer se dá para aguentar a temperatura nesse mês?
    Gostaria da sua opinião em relação as passagens de avião internas e de ida e volta. Quanto tempo de antecedência você deixa para comprá-las? Pois pesquisando agora tenho a impressão que estão mais caras do que quando pesquisei para o ano passado mais próximas a data (fiz uma simulação para dezembro de 2014).
    Obg!

    • Olá Lívia, como vai?
      Dezembro é menos frio que janeiro.

      Compre no máximo com 60 dias de antecipação, melhor se for com 30 dias.
      Passagens dentro da Europa, e sempre considere o trem como melhor opção já que o avião faz você perder muito tempo com deslocamentos.

      Até já.

  19. Caro André, de antemão gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa. Você, além de realizar seu sonho (acredito eu), colabora para que outras pessoas também realizem os seus. Isso é gentileza pura!
    Então brother, esse ano começarei a me preparar financeiramente pra essa grande empreitada ano que vem, e além dos posts e respostas que vi você expressar, me restam ainda algumas dúvidas, por exemplo:
    1 – Não vi nada sobre a Espanha, nem nos comentários, não seria um bom país pra se conhecer?
    2 – O que você teria a sugerir sobre os países do leste europeu?
    3 – Sobre aquilo de evitar programações voltadas pra turistas e restaurantes com cardápios em inglês, etc. Eu falo apenas inglês, tem como se sobressair só com esta língua e gastando pouco?

    P.s. Desculpe pelas tantas perguntas. Rsrs’.
    Concordo plenamente com esta ideia de conhecer bem um país, seus vilarejos e interagir com seu povo. Muito melhor do que apenas “passar” por lá.
    De já, grato pela atenção!
    Abraço!

    • Olá Philipe, como vai?
      É bem assim mesmo, sempre viajo para realizar meus sonhos e pretendo ajudar outros também.
      Sobre a Espanha, é um ponto bem particular, eu não quis ir à Espanha. Não tinha curiosidade, deixei para depois e até hoje não fui.
      Os países do leste Europeu são mais pobres, portanto, tenha sempre precaução. Como ocorre nos países da América Latina, todo cuidado é pouco e estrangeiro sempre corre o risco de cair em furada.
      Olha, eu recomendo você estudar o básico do idioma de qualquer país que você for, estudar digo uma listinha de palavras, nada de aprender a falar. É pelo menos mais agradável para uma apresentação e depois tentar falar inglês.
      Sobre os preços, os restaurantes para turistas são mais caros, mas falam inglês, já os que não são para turistas poderão ser mais baratos, podem falar inglês, como podem não falar.
      Eu acho que você poderia investir em um livro de bolso para cada idioma que irá “falar” na viagem, sempre ajuda.

      Até já.

  20. Gostei muito do post , estou começando a planejar um mochilão pela Europa ano que vem e seu artigo é o primeiro que leio a respeito. Mas também me bateu uma dúvida : em relação as chuvas, não chove/neva muito nesse período , atrapalhando a locomoção de um país pro outro ?
    abraço !

    • Olá, a locomoção não é afetada nesse período. A não ser que tenha alguma tempestade fora do comum.

      Fiquei três meses consecutivos girando na Europa durante o inverno e nunca tive problema de cancelamento de transporte.

  21. Olá! Eu e meu noivo estamos planejando nossa lua de mel para outubro de 2015, a partir do dia 11. Passaremos cerca de oito dias e pretendemos conhecer França e Inglaterra. Geralmente, como é o clima destas regiões neste período? Pensamos em passar 4 dias em Paris e os restantes em Londres, fazendo o percurso de trem entre os países, como já sugerido. Vc teria alguma outra sugestão de locais que pudessemos aproveitar neste período? Se puder nos sugerir outros países da Europa ficaremos muito agradecidos, pois ainda estamos refletindo sobre os possíveis locais! Obrigada!

    • Renata, 8 dias é muito pouco. Tente conseguir mais tempo, mal mal da para aproveitar o local, e viagem muito distante assim recomendo no mínimo 15 dias. Vale muito mais a pena! Vai por mim. Passei minha lua de mel na europa, fiquei 22 dias e achei pouco! kkkkkk..É taaaaanta coisa pra ver e fazer que passa voaaando…. Boa sorte e bom casamento.

  22. Ola André,
    Adorei suas dicas muito valiosas rs
    Estou planejando para ir no final de dezembro de 2015 para Paris eu e minha namorada. Na média com 15 mil da para passar uns 10 dias conhecendo Paris, Barcelona e Roma ?

  23. Boa tarde! Sou de Florianópolis e ao pesquisar por viagens pela europa no mês de fevereiro, cheguei aqui nos seus posts. Dei uma lida rapidamente e gostaria de trocar experiência com quem já foi viajar em fevereiro para Europa. Iremos dia 1º de fevereiro e chegamos ao Brasil em 19 de Fevereiro. Visitaremos Italia (Roma, Florença, Veneza); França e Londres na Inglaterra. Neste caso, gostaria de sugestões para estes países, pois é a primeira vez em que eu e meu marido vamos. Pensamos em ficar 6 dias em cada país. Será que você poderia nos orientar, inclusive com relação a questão de uso de trem ou avião para ir de um país em outro. Tudo o que conseguires nos orientar ficaremos grato. Muito obrigada

  24. Olá André. Eu e minha família viajaremos para a Itália em janeiro/15 e já vi vários pontos positivos para me animar, no entanto, ainda estou preocupada em relação ao clima, pois viajaremos com duas crianças (uma de 7 e outra de 10 anos). Que tipo de roupa devemos levar? Somente casacos quentes e malhas para usar por baixo deles, ou convém levar algo mais leve, pois pode haver variação de temperatura (semana passada em São Paulo fez frio de inverno, por exemplo). O receio é ocupar a mala com roupas que não usaremos… camisetas, sapatilha, bermuda… Nessa época vale um passeio no Lago de Como? Chove muito? Enfim… o que puder ajudar em relação ao tamanho do frio de lá e roupas que realmente serão necessárias. Obrigada

  25. Olá André, como vai?

    Estou indo a Londres, Paris, Madrid e Barcelona de 29/03 a 09/04, poderia me dizer como vai estar o tempo nesse período? Moro no NE e nem tenho roupas de frio rsrs

  26. Tudo bem André?
    irei para Milão com meu marido em fevereiro de 2015, por 15 dias
    qual sua dica para conhecermos nas proximidades? alugamos um carro? acha perigoso por causa da neve?
    ou seria melhor viajarmos de trem pela região? aguardo seus comentários e dicas,
    muito obrigada!!!
    Silvana

  27. André,
    Li o seu post sobre viajar no inverno para a Europa e “me encontrei”, ou seja, estou com viagem marcada para Paris dia 02/02/2015, via TAP.
    Ficarei algumas horas no aeroporto em Lisboa e depois embarco para Paris.
    No aeroporto de Orly o trasnfer já estará me esperando e me levará para o Hotel Fertel Etoile, na Rua das Acácias, bem no centro de Paris, à duas quadras do Arco do Triunfo, da Champs Elysees.
    Ficarei até o dia 08/02, quando viajarei para Lisboa e ficarei lá uma tarde e uma noite para então retornar ao Brasil (é a parte triste…) no dia 09/02.
    Já eh a terceira vez que vou a Paris mas a primeira no inverno.
    Concordo com vc sobre ser a melhor época, até porque detesto o verão.
    Grande abraço!

  28. Boa noite André!
    Parabéns pelo blog. Adorei suas dicas, eu e mais duas amigas estamos querendo ir para Europa em Fevereiro. Estamos em duvida em relação ao roteiro. A principio pensamos em ir somente para Itália(Roma, Milão, Veneza, Florença). Depois achamos que poderíamos conhecer outros países, como: Portugal, França, Alemanha, Austrália e Suíça. No entanto, só temos 10 dias, ou seja, muito pouca tempo..rsrs e também, pouco dinheiro. Estamos pensando em conhecer no máximo 03 países, sendo Itália, Portugal. Qual outro pais mais próximo vc sugere e quais as cidades que devemos conhecer em cada pais? Estamos pensando em comprar os pacotes por uma agencia (hospedagem, translado e terrestres) e as passagens área por fora(milhas?)O) que vc acha?
    Aguardo resposta. Obrigado, abraços!

  29. André, Boa Noite! Pretendo ir para Itália em Janeiro De Milão à Roma. Dá para aproveitar? É a primeira vez é melhor pacote de viagens por agência ou com a cara e a coragem(tipo mochileiro)?

    Obrigado, Abraços!

  30. Andre, boa noite! Parabéns pelo blog. Estava querendo ir para Páris agora em novembro, mas devido as chuvas, comecei a mudar de ideia e encontrei no seu blog a dica para viajar no inverno. Estou pensando em ir em fevereiro, uma dúvida: as principais atrações turisticas de Páris funcionam normalmente nessa época?
    Abraços

  31. Olá Andre! Adorei suas dicas, vou em fevereiro, comemorar meu aniversario em Paris… Estou super animada, espero não envontrar muita chuva … Amei suas fotos bjs

    • Olá Aline, também estou indo em fevereiro, faço aniversário dia 9 e quero estar em Paris neste dia. Na verdade devo embarcar dia 1 de fevereiro e volto dia 19. Vou com meu marido. Mas conheceremos também Itália( Roma, Florença e Veneza) e Londres. Quem sabe a gente se encontra e troca contato até lá. Você vai sozinha? Aguardo retorno. Entre em contato pelo meu email.

  32. Olá André !

    Vou fazer um cruzeiro pela Europa, saindo da Itália e passando Tunísia,Espanha e França em fevereiro gostaria de algumas dicas pois essa é a minha primeira experiencia fora do pais.

    Obrigado!

  33. Olá André, em janeiro próximo eu, meu esposo e meu filho de 09 anos estamos planejando ir à Europa, passando por Roma, Veneza, Paris e Londres. Embora meu filho queira conhecer esses países em pleno inverno para ver a neve, tememos o frio intenso, mas as vantagens e as dicas apontadas em sua matéria nos deixaram bastante empolgados. Parabéns!
    Além de Paris, na França queríamos conhecer também o Vale do Loire para ver alguns dos principais castelos, você acha que pode ser aproveitável nesta época do ano? Outra dúvida, quais outras cidades podemos pensar como possíveis destinos considerando que apreciamos pontos turísticos históricos, além da gastronomia local. Talvez outras cidades da Itália ou da França?
    Obrigada!
    Luciana

  34. ola boa tarde ; otimo seu post . Confesso que depois de ler e ver as belas fotos fiquei mais tranquila em ir em janeiro de 2015 . Fico com receio de ter muita chuva na Europa ( confesso que odeio chuva) .
    Você teria dicas de bares, restaurantes pra visitar nas redondezas da França, Amsterdã e Belgica ? Lojas para compras qual melhor país ?

    Obrigada

  35. Olá, André.Estou planejando uma viagem para Londres e Paris na data de 20 a 30 de janeiro de 2015. Gostaria de saber se neva muito nessa época, a ponto de não conseguir sair do hotel. Vi vários depoimentos em blogs e sites de viagens e fiquei preocupada. Como é o clima nessa data? E o fluxo de pessoas em pontos turísticos? E nos aeroportos, será que há risco do avião não conseguir pousar?
    Agradeço muito se puder me ajudar.
    Abraço. Jucieli l.

    • Olá Jucieli, como vai?
      Não costuma nevar tanto nestas cidades, mas sabe como é o clima, pode variar de ano para ano.
      Eu iria sem problema, sem preocupação, estive nessa época por lá e pude aproveitar normalmente.

      Até já.

  36. Olá ,que bom se você puder me da r algumas dicas, em Janeiro 2015 , eu ,minha irmã e sobrinha planejamos passear um pouquinho por algumas cidades e acho que com sua experiência pode nos ajudar. Minha sobrinha mora em Dublin, vem ao Brasil para o natal e na volta queremos passear um pouco , claro que queria conhecer tudo , mas enfim o tempo de férias é curto e também queremos fazer economia. minha irmã quer conhecer Grécia Itália e eu quero conhecer Paris e Londres e claro vamos ficar uns dias com minha sobrinha em Dublin, que dicas você daria para fazermos um roteiro legal e econômico.

    um abraço

    Marcia

    • Olá Marcia, como vai?
      São duas viagens em uma, no caso separe bem:
      – Dublin para Londres, vá de avião, é bem longe (mais 500km);
      – De Londres para Paris vá de trem, é bem próximo;
      – De Paris se quiser podes ir para Bruxelas e Brudges, são lindas cidades muito próximas que vale a pena conhecer, fique em Bruxelas e faça um passeio de um dia por Brudges;

      Depois, vá para a “Itália”, veja bem, você diz Londres √ Paris √, mas não especificou o que gostaria de ver na Itália, nem na Grécia.

      Vou lhe sugerir o mais comum:
      – Roma
      – Vaticano
      – Veneza

      Dali parta para Santorini (Grécia) em avião, é bastante longe.
      Santorini é um destino bem famoso hoje em dia, imaginei que você gostasse de conhecer.

      Sucesso em sua viagem.

  37. oi Andre, estou indo para Istambul e Roma depois Reggio Calabria em janeiro,vou passar a virada do ano em Roma sera que a queima de fogos no Coliseu é um bom programa ou tem outro melhor ,depois n lá pelo dia 4/01 vou para Reggio Calabria ,quero ir para a Sicilia se der tempo gostaria ir para a Grecia .pode me orientar e alguma coisa.meu retorno vai se pele Alemanha .

    • Olá Helena, como vai?
      Não posso lhe garantir qual é o melhor lugar, mas estive lendo em sites italianos que é ali no Coliseu mesmo.

      Segundo o site a animação começa na Piazza Venezia e termina na região do Coliseu:

      “Piazza Venezia e largo Corrado Ricci, fino alla zona del Colosseo”

      Bom divertimento!!!

  38. Olá André, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo Blog, suas matérias são incríveis e sempre recorro aqui na hora de preparar algum roteiro de viagem.
    Esse ano estou fazendo intercâmbio em Londres, e ficarei de agosto a março aqui, e meus pais e meu irmão (20 anos) vem me visitar e passar as festas de final de ano comigo. Montei um roteiro de Natal aqui por Londres mesmo, e depois iremos passar o Ano Novo em Paris, onde ficaremos do dia 29 ao dia 3. Gostaria de seguir viagem com eles, para mais algum lugar, e estou bem indecisa, principalmente considerando o frio esperado esse ano.
    Entre Itália e Suica, qual roteiro vce me indicaria? Se eu for para a Itália, os roteiros que voce indicou no outro post (Veneza, Cortina d’Ampezzo, Trento, são roteiros de apenas um dia ou pelo menos 2, 3? Minha intenção é escolher um cidade para ficar, e fazer viagens de um dia para algumas cidades próximas.
    Agradeço desde já sua atenção
    Abraços
    Amanda

    • Olá Amanda, como vai?
      Estes destinos indicados no outro artigo podem ser feitos em visitas de um dia sim, são cidades pequenas com bastante charme, incrível a experiência.

      Recomendo pegar uma base numa cidade menor, não se instalem em Veneza já que ficará mais caro, considerando ainda mais o deslocamento. Tente ficar em Cortina ou Trento.

      Dali para subir para a Suíça é bem fácil, deverias incluir também no roteiro, só pegando claro um hotel para dormir na Suíça por pelo menos uma ou duas noites.

      Grande abraço!

  39. Olá André!!!
    Muito legal o seu blog, estou gostando muito de suas dicas, principalmente desta em viajar para a Europa no inverno, pois estou planejando viajar nessa época, já que é o período de minhas férias. Meu filho está lá fazendo intercâmbio e pretendo visitá-lo e também conhecer a Europa, já que nunca fiz uma viagem internacional. Ainda não comprei passagem, mas me cadastrei em vários sites de venda de passagem aérea e estou esperando um preço melhor. Creio que perdi uma promoção boa tempos atrás, mas ainda não estava preparada financeiramente. Será que consigo um preço mais em conta daqui pra frente ou a tendência agora é aumentar mais as tarifas? Queria visitar Portugal, Espanha, França e Itália, porém só poderei ficar 20 dias lá seria suficiente ou terei que cortar algum país? O que você sugere?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Bernadete

  40. Estamos indo para Europa de 13/FEV/2015 a 01/MAR/2015 ( 16 Dias ). Qual a região menos fria e interessante para visitar ? Agradeço e fico no aguardo da sugestão. Abs,

    • Olá Mário Penna.

      Obrigado pela mensagem.

      A Europa como um todo é bastante fria no período que você mencionou. Já que vai pra lá nesta época, meu conselho seria encarar o frio de frente e aproveitar o que ele tem de melhor.

      Passear por áreas de montanha, onde há mais neve, pode ser uma oportunidade que não volte tão cedo, então melhor aproveitar. Já que pode acontecer de que suas próximas viagens à Europa aconteçam em épocas menos frias.

      Um circuito legal para se fazer no inverno europeu este que eu falo neste post.

      Um abraço.
      Alyson Regis Darugna

  41. Olá Andre, ja que vc esteve na europa no inverno vai me socorrer: Estou indo dia 30/01 e passarei 18 dias, quero incluir: berlim, roma, praga, lourdes (franca) e lisboa. é melhor esperar pra reservar as passagens de trem? Qual o modo mais economico para transitarmos entre esses paises, iremos em um grupo de 5 pessoas e com malas enormes. Abraços

  42. Oi, André. Tudo bem?

    Muito legal seu post sobre viajar durante o inverno europeu. Parabéns!
    Minha irmã está em Budapeste, Hungria, fazendo intercâmbio e eu quero visitá-la entre janeiro e fevereiro. Para aproveitar, gostaria de conhecer outros países da Europa, poi nunca estive lá!
    O que me deixou na dúvida foi justamente o possível mal tempo que pode atrapalhar minhas viagens.
    Como eu desejo praticar meu inglês, quero muito ir para lá! Mas cogitei trocar o destino por um mochilão por alguns países da América do Sul, pois evitaria o inverno.
    O que você acha? Apostar 30 dias de férias no inverno Europeu permitirá que eu treine muito meu inglês e que eu aproveite bem mais do que se fosse viajar para a América Latina?

    Obrigada!

  43. olá!, pretendo ir pra Lisboa fim de fevereiro, e ficar uns 10 dias com meu irmão que estará por lá. no entanto, meu sonho é conhecer Londres. gostaria de dicas sobre o modo mais econômico de ir pra Londres partindo de Lisboa. poderias me ajudar?
    o orçamento vai ser apertado e será a primeira viagem pra fora, então estou meio perdida heheh..

  44. Olá André! Estou planejando uma viagem em Janeiro, já conheço alguns países e já fui no final de outono e no verão. Gostaria de saber de vc pode me indicar os melhores países para se visitar em janeiro ( já conheço Roma, Veneza, Londres, Paris, Amsterdã, Bruxelas, Barcelona, Côte D’Azur, algumas cidades pequenas francesas). Muito Obrigada!

  45. Ola Andre, parabens pelo blog! Execelente em minha opiniao.
    Pfvr me de dicas para montar um roteiro em fev2015 saindo do RJ para Portugal, vou com uma amiga e pretendemos ficar entre 7 e 9 dias.
    Mt obrigada.
    Marcia

  46. Oláaa André..

    Nossa que alívio encontrar o seu blog…rs… estou com passagens compradas para visitar a Itália em Janeiro de 2015.
    Meu marido e eu estamos preocupados com relação a atrações fechadas e trens sem funcionar (vamos fazer toda a viagem de trem).
    Consegue falar um pouquinho sobre isso? Iniciaremos nossa viagem por Roma, em seguida Florença, Veneza, Verona, Milão e Paris… de 09 a 26 de Janeiro.

    Obrigada desde já.

  47. Ola André, li sue artigo hoje quando busquei no google roteiro frios para janeiro. Achei bem legal. Mas será que você pode me indicar lugares legais para viajar com os filhos (4 e 8 anos). E se você tiver dicas ara uma primeira viagem internacional com filhos.
    Obrigada

  48. Olá André,

    Achei seu blog pesquisando sobre como seria viajar para a Europa em março, pois pretendo ir em março do próximo ano, infelizmente não tenho como ir em outro período por conta das férias, tenho uma dúvida e conto com sua ajuda para me ajudar, já ouvi falar(experiência de outras pessoas que foram) que os vôos baratos pelo os países da Europa são os chamados vôos domésticos, e não é aceitável levar mala, somente bagagem de mão, como irei passar 15 dias, de fato devo levar uma mala grande por conta das roupas de frio, então quero saber qual a sugestão para esse problema, com a finalidade de eu aproveitar da melhor forma os preços que a Europa possa nos oferecer.

    Ps: Seu blog é excelente, Parabéns.

    Grata,

    Nayara Campelo

    • Olá Nayara, como vai?
      O que você leu não é verdade, nem mentira.
      É aceitável levar mala, mas isso não está incluso no preço anunciado.

      Viajei de Veneza a Paris por €17 na ida, mas isso só inclui a bagagem de mão que não pode ser maior que a medida deles lá (mala de mão comum, com rodinha).

      Se você levar mala grande, vai pagar muito mais pela bagagem.

      Não existe fórmula secreta, se você vai viajar com muita bagagem terá de pegar trem, no trem não tem limite de peso, já no avião sim. Os preços mais incríveis que existem são para vôos de avião, mas naquele esquema, só bagagem de mão, colocou qualquer coisa no porão vai pagar mais caro.

      Eu recomendo você viajar com o mínimo possível de peso, se for fazer um “bate e volta” para algum lugar, convém deixar sua mala grande no aeroporto, dentro de um armário (locker), você vai pagar por isso, mas será mais barato do que levar consigo, além de não ficar incomodando no caminho.
      Abraço.

  49. Olá André, achei seu blog hj (19/06/2014) quando procurava dicas de viagem para a Europa. Inicialmente tinha pensado em viajar entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2015, porém fiquei com medo da neve e das datas comemorativas atrapalharem a viagem, já que muitos lugares fecham ou oara reformas ou pq a neve impossibilita o funcionamento. agora estou considerando ir em fevereiro ou março, nesses meses é mais tranquilo em relação a neve? abraços.

    • Olá Luana, como vai?
      Bom, ir na baixa temporada tem suas vantagens, eu apostaria nestas datas “janeiro e fevereiro”.
      Se puderes ir em março é melhor na questão de não fazer tanto frio, agora, não pense que muitas coisas estarão fechadas e saiba que a neve não é um problema em todas as regiões, somente nas mais montanhosas.

      Enfim, não tenha medo da neve, os países europeus estão bem preparados para a chegada dela e você irá se divertir muito caso nunca tenha vivido esta experiência. Além do mais, 0º com neve não se sente tanto quanto 10º com humidade, a neve é tranquila, podemos lidar com ela sem preocupações.

      Grande abraço e boa viagem.

  50. caro André.
    Eu e minha família( esposa, 02 filhos menores e sogros), ao todo 06 pessoas, em janeiro de 2015, faremos um cruzeiro de 07 dias, partindo de Barcelona. no retorno, partiremos de carro à paris. (carro alugado). este percurso rodoviário entre estas duas cidades é viável neste período do ano.

    Att.

    Guilherme

  51. Olá André,eu e minha prima estamos pensando em viajar para Portugal em dezembro.Tenho muita vontade de conhecer este país principalmente no inverno pois tenho vontade de ver a neve de pertinho e chamei minha prima pra me fazer companhia nesta viagem tão esperada.Gostaria de saber se e melhor viajar por pacote ou independente e o que devo ficar atenta por ser minha primeira viagem fora do Brasil?

  52. Olá, André!! Penso mesmo em conhecer a Europa no inverno. Mas uma coisa me preocupa: as chuvas… São torrenciais? Obrigada pela informação!

  53. Oi, André! Muito bom seu blog! Gostaria de tirar algumas dúvidas. Meu esposo e eu sairemos de férias do meio de janeiro para fevereiro de 2015. Estamos pensando em ir para a Europa. Seria a primeira vez. Qual mês você acha melhor, ( janeiro ou fevereiro)? Não ficaremos muitos dias, no máximo 10, por ser nossa primeira viagem pra lá, qual ou quais paises vc recomendaria? Desde já agradeço! Até mais.

  54. Parabens pelo post muito interessante, eu e minha amada esposa estamos planejando nossa primeira viajem para a Europa. “então já viu…marinheiro de primeira viagem, quais dicas voce pode me passar? nosso roteiro…inicial – Paris, Bruxelas, Amisterdam…se puder nos auxiliar…

    amplexos

    ismael

    • Olá Dihonne, como vai?
      Foram aproximadamente 22 mil euros, mas realmente esta viagem poderia ter sido mais econômica, nós optamos por aproveitar de tudo um pouco, fazer compras, viajar sem preocupações em relação ao dinheiro.

      Grande abraço.

  55. Meu querido! Desculpe mas vc falou bobagem! Jamais eu indicaria janeiro e fevereiro para ir a Europa! Ventos fortes, frio e o povo europeu ainda curtindo o péssimo humor da estação! Melhor época: final de maio ou início de junho!!

    • Essa é sua opinião Junior, não a minha. Morei na Europa, mais precisamente na Itália e minhas dicas são baseadas em minha experiência.
      Se você adora muvuca e filas vá em Junho, você vai adorar 🙂

  56. Adorei as dicas… digamos que o inverno será mais movimentado após essas dicas.
    Adorei a ideia de enfrentar um pouco o friu e saber que ainda vou conhecer a neve. E e meu marido estamos dispostos a ir pra chile agora na tempora 2014, confesso que só chile foi o que nos fez adiar os planos.
    Agora estação de ski com direito a conhecer a Europa ai sim se tor ou fastastico.
    Só queria tirar um duvida para progamar minha viagem.. os pacotes dr viagem pra essa época se torna mais barato ou você tem que comprar tudo separado? E com relação a outras cidades da Europa vocês iam de trem? Como funciona? Espero que me ajude… bjus

  57. André Darugna, meu marido é Português e estaremos nesse fim de ano e começo do ano que vem na Europa dezembro e janeiro) e estamos pensando em fazer um tour pela Europa em Janeiro. em torno de 20 dias. Os países clássicos, já fui, como italia, frança, blá blá blá. Estamos pensando em comprar um passe de trem, aí a dúvida: algo entre as opções:
    – mais pro sul: Bulgária, Bósnia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Montenegro, Romênia e Turquia.
    – mais ao norte: Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

    Na sua experiência, o que tu nos recomenda? Obrigada desde já.

  58. Bom dia,
    Pelo que vi conhece bem a Europa, tenho vontade de conhecer alguns países.. Estava pensando em fazer em 20 dias…gostaria da sua opinião a respeito de alguns países.. e o que compensa mais em transportes… valeu..
    Os países são Irlanda, Inglaterra, Holanda, Alemanha, França, Espanha e Itália.
    Muito Obrigado..

  59. Oláaa, ai que alívio achar seu blog! rsrs
    comprei passagens para fevereiro (Porto-Portugal) e estava já triste em ver o tão mal falado inverno europeu, dias curtos, chuvosos e cinzentos! rsrs.
    Eu e meu esposo queríamos muito conhecer Roma(Coliseo)e depois partir pra Paris e de lá pra casa de um primo em Londres e depois voltar para casa de um amigo em porto! vc acha programa de índio? visto que chegaremos em Portugal 06/02 e retornaremos 19/02!

    • Olá Raquel, tudo bem?
      Eu acho um super programa, que isso, vocês vão aproveitar muito.

      Vá de Portugal à Itália de avião, da Itália para França também, de França vá de trem até Londres, vale mais a pena. Volte à Portugal de avião também.
      Se vocês quiserem aproveitar a paisagem, viajar de trem pode ser uma excelente opção.

      Como são somente 4 países, pode valer muito a pena a compra de um ticket Eurail, onde você paga somente uma taxa e pode viajar nestes destinos sem pagar nada extra.
      Veja em: http://www.eurail.com, compre o antes possível pois os tickets são enviados ao país onde você é residente, no caso Brasil.

      Até já e boa viagem.

  60. Pra mim é a melhor época para viajar. Discordo da parte do mais tranquilo rs rs rs acho que hoje em dia todos os lugares estão lotados de turistas, em qualquer época do ano. Concordo quanto aos preços, os primeiros dias do ano costumam ser convidativos para compras, existem muitas promoções. O frio é ótimo para viajar, principalmente no quesito disposição: você anda, anda, anda e se cansa muito menos que no verão. Gostei muito do tema abordado, parabéns.

  61. Parabens pelo artigo André, pra quem quer ver neve realmente janeiro e fevereiro são os melhores meses, até marco na verdade 😉 Mas essa tranquilidade concertza de dezembro a marco vc cnsegue, pois quem mora aqui opta por viajar para lugares mais quentes pra fugir do inverno :p Por isso as ruas ficam vazias 😉
    Muito bem lembrado sobre a alta temporada das estacoes… Aqui (Noruega claro), é mais complicado na páscoa pois é tradicao passar essa semana na montanha esquiando 😉

DEIXE UMA RESPOSTA