Cancún é certamente um dos destinos mais visitados pelos brasileiros que buscam sossego e descanso, a oferta de hotéis luxuosos a preços imbatíveis com pacotes “all inclusive” é cada vez mais procurada por nossos compatriotas.

Viajar a Cancún é uma oportunidade única, onde tranquilidade e controle dos gastos se somam como atrativos.

Tendo em consideração que a maioria dos pacotes inclui hospedagem, alimentação e bebidas (alcoólicas e refrescos), o turista vai para o destino tendo coberto praticamente todos os gastos de viagem.

Quase todos os resorts oferecem atividades extras como shows, integração, jogos e diversão, o visitante não precisa se preocupar com gastos imprevistos, podendo optar por algumas atividades extras para conhecer um pouco do que este paraíso tem a oferecer.

Existem várias formas de conhecer Cancún, das mais tranquilas aproveitando o conforto do hotel e suas atividades, para as mais radicais, podendo praticar esportes aquáticos, mergulho, aventuras e muito mais.

Um pouco de história

foto-aerea-cancun
Antes de iniciar com nosso roteiro sugerido, vou contar um pouco da história de Cancún que é bastante fascinante.

A origem do nome Cancún vem das palavras em maia “kaan e kun” que significa ninho de cobras, o que poucos sabem é que Cancún é um destino relativamente novo que se popularizou nos anos 90. O projeto foi iniciado em 1974 e se transformou de ser um local de pescadores rodeado de selva virgem e praias totalmente desertas a ser o centro turístico mais movimentado do México e reconhecido internacionalmente.

Hoje, 40 anos depois, Cancún conta com mais de 160 hotéis que oferecem quase 40.000 suites, são ao todo mais de 500 restaurantes e uma estrutura de primeiro mundo. Há uma estimativa de 200 vôos diários a Cancún, o que nos mostra que o destino é bastante movimentado e procurado por turistas do mundo todo.

É interessante mencionar que em Cancún faz calor o ano todo, não importa se você viaja em alta ou baixa temporada, poderá aproveitar do sol do Caribe, das praias de areias e águas claras e todos os seus atrativos.

Cancún na atualidade

Eu e minha esposa (Karen) caminhando pela praia de Cancún.

Eu e minha esposa (Karen) caminhando pela praia de Cancún.


Quem viaja a Cancún pode esperar uma cidade com infra-estrutura de primeiro nível, ao menos na chamada Zona Hoteleira, que está situada sobre a Avenida Boulevar Kukulcán. É bastante fácil mover-se pela cidade, existe serviço de transporte público de grande qualidade a preços bastante acessíveis, como também serviço de táxi 24 horas.

Muitos turistas optam por alugar um carro para poder dar uma volta de forma independente, são muitas praias disponíveis na região, um passeio sem guia turístico pode se demonstrar uma excelente forma de conhecer a região com um roteiro personalizado.

Falando em roteiros, em todo hotel são vendidos diversos pacotes com roteiros de viagem pré-estabelecidos para que os turistas conheçam o melhor de Cancún e cidades vizinhas sem qualquer risco, os ônibus partem com hora marcada e os passeios normalmente incluem comidas.

São várias as praias recomendadas ao redor de Cancún, começando pela praia central que pode ser acessada diretamente em frente de cada hotel.

5 praias mais recomendadas:

isla-mujeres-baixo-dagua

  • 1) Holbox: uma ilha de pescadores que foram parte da Área de Proteção de Fauna e Flora Yam Balam, com casas coloridas e mais de 35 km de praias virgens de areia branca. Um de seus principais atrativos é o nado com tubarões baleia, um dos maiores peixes do mundo.
  • 2) Isla Mujeres: quem sabe uma das mais conhecidas, está a somente 35 minutos da costa, esta ilha oferece boa oferta de hotéis e muitos turistas optam por hospedar-se nela. Como possui uma formação de corais a água é extremamente cristalina e excelente para a prática de snorkel e mergulho. Ideal para a prática de Windsurf, caiaque e outros esportes marítimos.
  • 3) Playa del Carmen: mais uma das populares praias de Cancún, esta oferece serviços de todo tipo, uma avenida estilo calçadão. Esta belíssima praia oferece muitos atrativos, como passeios em jeep, campos de golfe, centros comerciais e pequenos vilarejos.
  • 4) Cozumel: outro dos principais destinos de Cancún, muito indicado para a prática do mergulho e snorkel. Possui também um parque ecológico com crocodilos, mais de 200 espécies de aves, iguanas, tartarugas gigantes, etc.
  • 5) Tulum: possui um grande destaque por fazer parte da zona arqueológica, de fato, Tulum foi a cidade maia mais importante da costa oriental da península de Yucatán.

Parques temáticos, passeios e casas de espetáculos

parque-xcaret-cancun
Como todo paraíso construído pelo homem, Cancún oferece além de paz e tranquilidade uma imensa lista de parques temáticos e casas de espetáculos que você não pode perder. Citarei um pouco de cada um dos mais populares para que você possa ir conhecendo as atividades que terá para escolher.

  • 1) Xel-Há: considerado o maior aquário natural do mundo, é um parque perfeito para quem ama a natureza, deseja praticar snorkel ou realizar esportes aquáticos. Pode-se fazer nado com golfinhos, mergulho e até mesmo “caminhar debaixo d’água”. (Ver site oficial)
  • 2) Xplor: um parque natural de aventuras, o turista poderá viver a emoção de esportes radicais em contato com a natureza, estão disponíveis 14 tirolesas sobre as árvores, veículos anfíbios, cavernas e grutas. Além disso, existem estalactites e estalagmites, passeios em botes, jeep e mais. (Ver site oficial)
Alguns dos passeios que fizemos em Cancún.

Alguns dos passeios que fizemos em Cancún.

  • 3) Xcaret: o parque Xcaret oferece mais de 40 atrações que combinam o mundo maia com o méxico moderno e suas belezas naturais. São oferecidos nados com golfinhos, snorkel, shows de mais de 300 artistas e passeios por meio da incrível natureza do parque. (Ver site oficial)
  • 4) Wet’n’Wild: um parque aquático com diversos toboáguas para toda a família, divertidíssimo e com várias atrações, um de nossos preferidos pela diversão radical. Neste parque também é possível fazer nado com golfinhos, uma experiência inesquecível. (Ver site oficial)
  • 5) Chichén Itzá: uma das capitais maias mais importantes, os maias viveram na América Central por mais de 3.000 anos, nesta cidade pode-se observar as ruinas de sua arquitetura, suas pirâmides e templos.
  • 6) Cocobongo: uma das casas de shows mais famosas do mundo, no Cocobongo o visitante vai dançar a noite toda ao som de covers de bandas do mundo todo, teatro, dança, música e muito mais num ambiente agradável e descontraído. (Ver site oficial)

Roteiro de viagem a Cancún, México

Eu e minha esposa (Karen) em Cancún.

Eu e minha esposa (Karen) em Cancún.


Todos os turistas que chegam a Cancún no México podem aproveitar as férias de forma esplêndida, descanso, mar azul e praias de areia clara, um verdadeiro paraíso. Some a isto as belezas naturais, zonas arqueológicas dos Maias, parques temáticos e casas de shows.

Claro que há muito mais do que isto em Cancún, prepare-se para uma vida noturna agitada, numa cidade à altura de países de primeiro mundo.
Nosso casamento simbólico em Cancún.

Nosso casamento simbólico em Cancún.

Decidir o que fazer em Cancún é parte essencial do projeto de viagem, para que o turista não desperdice seu tempo e dinheiro em atividades que podem ser deixadas de lado. Correria em Cancún em minha opinião é perda de tempo, estamos falando de um destino de resortes com infra-estrutura para descanso e relax, muito diferente do corre-corre que fazemos em países europeus.

Se você vai a Cancún por poucos dias, minha recomendação é aproveitar o que seu hotel tem a oferecer, aproveitar dois ou três dias para descansar e fazer uma só visita a um dos parques mais famosos como Xel-ha ou Xcaret, com um passeio destes sua viagem pode ser considerada completa.

Quando o projeto é ficar 7 ou mais dias a recomendação pode estender-se a dois ou três passeios, intercalando hotel com saídas para aproveitar de tudo um pouco. Devo deixar claro que qualquer tour ou passeio oferecido leva um dia completo, ou seja, você voltará totalmente cansado e com vontade de dormir para recarregar as energias.

Além disso, é recomendável optar por dias livres e desfrutar das maravilhas extras que os hotéis oferecem como sessões de spa, massagens, salões de beleza e um bom passeio no centro da zona hoteleira.

O que fazer em 5 dias em Cancún

Oferecer um roteiro de viagens para Cancún é bastante complicado já que a cidade oferece centenas de opções, mas me comprometo a lhe contar basicamente o que considero de maior proveito de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Quando viajei a Cancún com minha esposa, fomos de lua-de-mel, foram 8 dias neste paraíso, uma viagem mais do que comum para muitos brasileiros recém-casados, um destino que curtimos muito e recomendamos para todos os noivos.

Dia 1: Chegada ao hotel:

Hard Rock Hotel Cancun, o hotel que nos hospedamos.

Hard Rock Hotel Cancun, o hotel que nos hospedamos.


Suas primeiras horas em Cancún não podem estar comprometidas, você acabou de viajar por quase 10 horas para chegar no destino, estará cansado e com boa parte do dia comprometida em razão dos deslocamentos.

O melhor que se tem a fazer é tentar conhecer algo de seu hotel, normalmente estes hotéis são enormes e é bom se familiarizar com os serviços, saber onde estão os balcões de atendimento, onde se oferecem os tickets de passeios, quais são os restaurantes oferecidos, os bares gratuitos e tudo mais.

Embora quase todos os turistas viagem com ofertas “all inclusive” nem todos oferecem os mesmos serviços, como por exemplo, serviço de quarto (comidas, bebidas e frigobar), acesso a internet gratuito, etc.

Escolha visitar seu hotel, caminhar pelas instalações e familiarizar-se com o que será sua casa nos próximos dias, decida em qual restaurante irá jantar e aproveite as bebidas e comidas abundantes sem custo algum.

Dia 2: Aproveitar as instalações:

hotel-hard-rock-cancun

Em seu segundo dia não pense em sair como louco, acorde tarde (no limite do café-da-manhã), coma bem e vá para a piscina, desfrute de relax sem preocupações até umas duas ou três da tarde, onde você deverá se preocupar com o almoço que estará quase terminando.

Depois disso, tente encontrar o balcão de atendimento para os passeios e converse para encontrar a melhor opção para você entre as sugeridas acima.

Logo, volte para aproveitar a tarde de jogos na piscina, vôlei na areia, atividades de integração e mais.

Dia 3: Faça um passeio:

Atividades no Xel-Ha, México.

Atividades no Xel-Ha, México.


Já citei acima vários passeios, acredito que no dia 2 você já tenha escolhido qual irá fazer, alguns locais estão bastante distantes de seu hotel por esta razão você irá acordar cedo para pegar a estrada com o ônibus de turismo.

Os passeios normalmente duram todo o dia e oferecem comidas, mas você provavelmente voltará com fome e disposto a degustar de outro dos diversos restaurantes de seu hotel.

Alimente-se bem, tome um bom vinho ou uns tantos canecos de “cerveza” e descanse para poder aproveitar o quarto dia.

Dia 4: Tarde de SPA / Cocobongo:

cocobongo-collage
Se seu orçamento não se esgotou com o pacote de viagens e você gosta de relaxar, nada melhor que dedicar sua tarde para si mesmo. Existem opções de SPA para homens e mulheres, massagens, estética, cabelos e tudo mais.

Depois de relaxar e estar bastante descansado, nada melhor que encarar a noite de Cancún, minha sugestão é o Cocobongo, a casa de shows mais espetacular que já conheci nesse mundão afora. O Cocobongo é uma opção completa, inclui bebidas gratuitas (mas você deve dar gorjeta ao garçom se quiser ser servido), show a noite toda e muita dança.

Quero sugerir que você assista o vídeo abaixo para entender exatamente o que é o Cocobongo, existem entradas para a pista como também para os setores VIP, com mesa.

Dia 5: Chichén Itzá:

chichen-itza
Este é um dos passeios imperdíveis de Cancún, Chichén Itzá é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, onde você poderá conhecer a milenária cultura Maia, terminando o passeio com um mergulho em uma praia pra lá de encantadora.

Durante o passeio você irá conhecer a história do povo Maia, seu poder religioso e comercial, os guias lhe explicarão como tudo funcionava neste maravilhoso pedaço da Terra. Conhecerás também o “Cenote Sagrado Azul” em Ik Kil, o “El Lugar de Los Vientos” e poderá mergulhar nas águas cristalinas que os Maias desfrutaram por mais de 3.000 anos.

Pirâmides, cavernas, vegetação intocada e uma deliciosa refeição preparada com comidas internacionais e locais.

Leve roupa leve, um bom calçado para caminhar em subidas e descidas e de preferência uma garrafa de água de 1 litro por pessoa, com o calor do Caribe é fundamental hidratar-se bastante. Embora seja um passeio que exija disposição, pessoas da terceira idade podem encará-lo com tranquilidade.

Compras em Cancún

shopping-la-isla
Não é nenhuma novidade para os brasileiros que fazer compras no exterior pode ser bastante vantajoso, em Cancún existem grandes shoppings com excelentes preços. Lojas como Zara, Apple Store, Dior, Calvin Klein, Diesel, Drufry, Guess, Hugo Boss, Lacoste, Louis Vuitton, Tommy Hilfiger, entre outras lojas.

Recomendamos o Shopping La Isla Cancún, um dos mais completos e agradáveis, bem ao centro da zona hoteleira, perto de restaurantes e casas de shows.

Dicas extras

Nossa chegada à Cancún.

Nossa chegada à Cancún.


Algumas dicas extras podem lhe fazer economizar em Cancún, sobretudo com os pacotes de passeios, se você deseja ir com tudo perfeitamente planejado consulte seu guia de viagens ou compre os tickets nos sites oficiais.

Evite comprar pacotes de viagem na rua para não cair em golpes, não compre nenhum pacote no Aeroporto de México DC (capital do México), são todos mais caros do que em Cancún, e de preferência informe-se bem sobre o que inclui o pacote que está comprando.

Se viaja em um grupo grande, saiba que quase todos os passeios de Cancún podem ser feitos sem guias, você pode alugar uma van no hotel e pegar a estrada, é uma excelente opção para quem está com o orçamento ajustado.

Como os passeios duram todo o dia, é recomendável que você leve baterías extras para não perder nenhuma foto ou ficar totalmente desconectado com seu celular, prepare-se para poder registrar cada momento por sua conta, as fotos que são vendidas nos parques chegam a custar U$25 cada.

Não deixe de levar um par de sapatos, uma calça jeans e uma camisa de botão, alguns dos restaurantes dos hotéis possuem código de etiqueta, ou seja, para poder jantar nestes restaurantes luxuosíssimos (e inclusos em seu pacote) você precisará vestir-se de acordo com o local.

Onde comprar pacotes para Cancún

Minha recomendação de sempre para turistas que não desejam gastar dinheiro à toa é o Booking.com, um site internacional com versão em português muito fácil de usar e comprar.

[Acesse agora o Booking.com]

Eu e minha esposa nos hospedamos no Hard Rock Hotel Cancun, um hotel que recomendo a todos por ser do tamanho perfeito, nem tão grande, nem tão pequeno. São 5 restaurantes com temáticas diferentes, de comida mexicana à comida italiana num restaurante com código de etiqueta. Duas piscinas e abundante comida e bebida. Neste hotel por exemplo você pode consumir o que desejar do frigobar sem custo algum, como também pedir comida no quarto durante a madrugada sem precisar pagar nada por isto. Acesso a internet livre e seu custo em qualquer lugar.

De fato, recomendo qualquer hotel da Cadeia Palace, conhecemos vários deles por fazer parte do mesmo grupo, os serviços são muito completos e tudo sem custo, você pode hospedar-se em um dos hotéis e passar o dia em qualquer outro, tudo incluído.

Outro dos hotéis muito populares é o Oasis Cancun, este hotel por exemplo oferece dois tipos de pacotes, um mais econômico com algumas restrições e outro chamado Grand Oasis, onde tudo é liberado. O Oasis Cancun é um hotel bastante agitado, no melhor estilo Wild On, o famoso programa de festas pelo mundo do canal E! Entertainment Television.

Considerações Finais

Cancún é um paraíso, um destino de descanso e prazer, onde o turista será muito bem recebido pelos habitantes locais, vá com espírito de renovação e volte totalmente recuperado de um ano estressante de trabalho.

Verifique bem o que você está comprando antes de fechar a compra, existem “all inclusive” que não são tudo aquilo.

Tome muito cuidado com as passagens que irá comprar, saiba que se o vôo passa pelos Estados Unidos você precisará de um visto americano de trânsito, isso poderá lhe gerar dores de cabeça para conseguir agendar uma entrevista e inclusive ter de viajar para conseguir o visto.

No México os brasileiros não precisam de visto graças a um acordo recente (2013) assinado pelo Itamaraty e o governo mexicano.

Aproveite sua viagem, o povo mexicano é super hospitaleiro e estão totalmente preparados para lhe receber de braços abertos.
Grande abraço.