Saiba como investir em franquias no Paraguai

Muito se fala sobre o sucesso econômico atual do Paraguai, um país que diferente do resto da região não para de crescer. O Banco Central Paraguaio emitiu recentemente um documento no qual aumenta a expectativa de crescimento de 3 para 3,5% em 2016, sendo que na revisão de outubro esse número poderá aumentar para 4%.

Segundo o jornal paraguaio ABC Color, o setor de serviços tem uma expectativa de crescimento entre 4,9 e 5,7% este ano, tornando as opções de investimento no país cada vez mais atrativas.

Porém, o problema de investir no país de forma independente vem pelo fato de que o empresário brasileiro que está chegando não possui uma rede de contatos, não conhece o sistema bancário, a estruturação dos impostos, enfim, chega no Paraguai sem um suporte que lhe possa dar assessoria na abertura do negócio.

Foi então que comecei a procurar sobre oportunidades de investimento em franquias no Paraguai, já que as vantagens dessa modalidade são várias e costumam facilitar a abertura do negócio. Abrir uma franquia é interessante em razão da segurança no investimento, os treinamentos adequados para obter sucesso, como também a força da marca e publicidade realizada pela franquia.

Para explicar isso de forma mais precisa, citarei um trecho de um artigo do SEBRAE que lista algumas vantagens desse sistema:

“As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca”.

Mas afinal, como investir num país estrangeiro, sem ter contatos, sem ter conhecimento de como funciona sua política econômica, impostos e demais questões burocráticas?

Estou escrevendo este artigo para dar continuidade ao que expus em outra publicação: Morar no Paraguai vale a pena? Conheça os prós e contras. Um artigo com mais de 300 comentários e muitos questionamentos, já que nossos compatriotas estão podendo enxergar as oportunidades que esse país oferece, mirando mais além de seus preconceitos.

Morar no Paraguai vale a pena?

palacio-lopez-paraguay
Morar no Paraguai realmente vale a pena, mas não é de hoje que tenho essa opinião, moro aqui há 11 anos e por isso posso expor alguns benefícios que não temos nosso país:

  • Impostos justos, entre 5 e 10% (IVA);
  • Alta qualidade de vida;
  • Crescimento constante e políticas de governo favoráveis ao investimento estrangeiro;
  • Oportunidades, seja na cidade como no campo;

O país está em crescimento, ao visitar você se dará conta de que tem obras pra todo lado, realmente é um momento importante da história do Paraguai e você pode fazer parte dele.

Marcas internacionais apostam no Paraguai

Ao visitar algumas regiões da capital, como é o caso da Avenida Aviadores del Chaco, ou Avenida Santa Teresa, é possível ver o grande crescimento econômico do país, com obras importantes como a construção do World Trade Center, Paseo La Galeria, Hotel Dazzler e tantas outras.

O país está sendo invadido por importantes marcas mundiais, com lojas da GAP, Carolina Herrera, Calvin Klein, Lacoste, Zara, Swarovski, etc. o que demonstra ainda mais a credibilidade e segurança no investimento.

Carlos Canudas, proprietário de uma consultora argentina revelou durante entrevista ao jornal La Nación que os empresários daquele país puderam notar que no Paraguai “a carga tributária é tão baixa que depois de pagar os impostos, o empresário quase se encontra num paraíso fiscal”. Ele continua: empresários internacionais tem investido no Paraguai pois são seduzidos pelos alugueis baratos (média de 3 dólares por metro quadrado) e uma política fiscal muito atrativa.

No mesmo artigo do La Nación, o empresário do setor imobiliário Edgardo de Fortuna comenta algo interessantíssimo sobre o mercado:

“Assunção é um mercado que pouca gente presta atenção. Cheguei quase por acaso, foi através de um argentino que está fazendo negócios no Paraguai e ele me contou como é fácil investir, falou da estabilidade econômica e financeira que o país oferece. Vimos que havia então uma oportunidade de oferecer servicios como o Fortune”.

Outro artigo, dessa vez do jornal uruguaio El Cronista, afirma que o Paraguai é o destino mais rentável para investimentos uruguaios (clique aqui para ler).

“Enquanto Argentina e Brasil são considerados destinos complexos e pouco confiáveis para que as empresas uruguaias invistam, o crescimento da economia paraguaia tem se sustentado com o passar do tempo”. – El Cronista

Isso vai de encontro com a opinião que dei em meu outro artigo:
“Para se mudar para o Paraguai considere investir em alguma coisa, não precisa ser muito dinheiro, ideias simples poder fazer toda a diferença, aqui tem muita oportunidade, tem um mercado crescente e carente de oferta.”

Esse artigo sobre morar no Paraguai é um fenômeno na internet, se tornou uma referência pois é muito completo, mas as pessoas estão com muitas dúvidas, não sabem exatamente por onde começar, nem se suas ideias de negócio funcionarão. Pensando em ajudar essas pessoas fui atrás de oportunidade para brasileiros, para que possam investir em um negócio seguro, com certa trajetória e um retorno praticamente garantido.

Franquia brasileira oferece oportunidade

Ao procurar oportunidades para os visitantes do blog, conheci a Isabel da Odonto Excellence, uma Franquia Odontológica que possui nada menos que 363 unidades franqueadas, presente no Brasil, Angola, África e Portugal, que agora está apostando no mercado paraguaio, pois identifica no país grandes oportunidades.

Durante nossa conversa ela me comentou que eles são uma franqueadora com mais de 5.000 colaboradores, dispostos a ajudar o franqueado a obter sucesso em seus empreendimentos, que puderam identificar que nas universidades de odontologia os alunos não são treinados para abrir seus próprios negócios, portanto, muitos deles falham no processo de gestão.

A Odonto Excellence, segundo a Isabel, possui um eficiente sistema de gestão administrativa e trabalha na capacitação dos investidores para que eles saibam o que fazer e como isso tem que ser realizado para garantir o sucesso do empreendimento.

Ao consultá-la sobre as razões pelas as pessoas buscam a franquia da Odonto Excellence, pude identificar algumas realmente interessantes:

  • Investimento acessível, taxa de adesão de R$15.000;
  • Baixo investimento e rápido retorno;
  • Modelo de gestão próprio e atualizado constantemente;
  • Aconselhamento jurídico;
  • Suporte de marketing aos franqueados;
  • Suporte para ampliar as vendas de serviços;
  • Acompanhamento diário de metas;

Falando sobre o negócio em si, Isabel me comentou que os profissionais franqueados estão atendendo em média 10 procedimentos por dia, com um ticket médio de R$1.100, tendo um tempo de conclusão de tratamento de 45 dias por paciente.

O suporte que a franqueadora oferece no Paraguai é a solução para quem está pensando em investir no país, mas não sabe por onde começar. Eu lhe entendo, sei que não é fácil, investir no Brasil já é um grande desafio, mas investir em outro país pode lhe deixar com ainda mais dúvidas. Nesse sentido uma franquia pode ser a resposta para você.

Eu sempre venho falando, não conheço nenhum brasileiro que tenha vindo investir aqui e se arrependeu. Conheço inclusive profissionais que vieram para trabalhar temporariamente em algum projeto de empresas paraguaias, mas que terminaram ficando após o vencimento do contrato, pois identificaram as oportunidades que o país oferece.

Com uma franquia você estará investindo em algo pontual, tendo uma assessoria adequada, contando com todo o suporte que franquias sempre oferecem, com treinamentos em nosso idioma para potencializar ainda mais seu sucesso.

A Isabel aceitou participar dessa conversa comigo, foi super atenciosa e é por isso que pra mim é um prazer recomendar essa franquia. Se você ficou interessado, entre em contato com ela pelos telefones e emails:

Isabel Streski

No mais, fico aqui à disposição para tirar dúvidas sobre como é morar no Paraguai, comentado a partir de minha experiência de mais de 11 anos no país.

Grande abraço, até já.

122 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia André, li seus artigos e percebi uma sinceridade em todas postagens. Muito bom esse espírito realista, diferente de várias postagens na web sobre o Paraguai.
    No outro artigo vi que está (estava) construindo sua casa. Já vi resposta sua sobre o mercado da construção civil, mas a pergunta além de ser sobre esse mercado, é também sobre onde e (Se sabes é claro) quanto custam os terrenos para fazer a construção de casas e revender aos nobres paraguaios. Tem informações sobre?
    Obrigado desde já.
    Nascimento

  2. Ola Andre vc tem mais alguma outra indicaçao de franquia ai no paraguay para indicar ou so a de odontologia pois estou querendo me mudar para alguma cidade de fronteira ai derrepente ciudade del lest

  3. André boa tarde, sou da área de Treinamento tanto particular quanto para empresas in company, cursos voltado para construção civil, solda, nr, qualidade, melitúrgicas, administrativos etc . Sabe como esta este setor no Paraguai ?estou indo fazer uma visita no final de julho e estudar as possibilidades.

  4. Olá André Darugna tudo bem?
    Sou estudante de Medicina no Paraguai (e posso dizer com toda certeza, o estudo aqui nao é nada fraco, pelo contrário, e só um lembrete- quem faz o profissional é o próprio aluno, depende dele, se vai estudar ou não durante o tempo que estará na faculdade ), e por conta de ter de estudar durante o dia,
    penso de abrir uma franquia que possa atender a noite. Tens alguma ideia no momento? Grata pela atenção

  5. Boa noite André, você poderia me informar como está a área da construção civil, sou engenheiro civil e estou pensando em mudar para o Paraguai.
    Obrigado

  6. Amei sua matéria. Sou esteticista e pensando na possibilidade de ir para o Paraguai. Teria algum contato na área para que eu pudesse tirar dúvidas sobre as clinicas e centros de estética ai??

    • Olá Hilton, tudo bem?
      Acredito que a aceitação é bem boa, temos algumas opções, mas sinto que predomina a cozinha chinesa (entre as orientais).
      Talvez seja um nicho interessante e pouco explorado.

      Um abraço.

  7. André, acabei de ler seu artigo. Obrigado pelo exemplo da Franquia de Odonto. Li, Tbm, todas as perguntas formuladas e a que chamou a atenção foi a franquia de ótica e de odontologia. Um amigo e eu temos interesse em empreender fora e ele já tem uma lavanderia no Brasil. Numa hipótese de seguir esse mesmo mercado aí, o que dizes?

  8. Boa tarde André,
    Apesar dos quase 2 anos de seu artigo, hoje tive acesso a ele e achei muito interessante.
    Gostaria de saber onde posso ter mais informações sobre Assunção , pois tenho interesse em abrir um negócio na área de cuidados pessoais, ou se teria contatos de brasileiros que tenham empreendido por lá, e etenham disponibilidade para passar algumas informações.
    Desde já agradeço.

  9. ANDRE VENHO ATRAVES DESTA AGRADECER A TEU BLOG , POIS ESTOU PENSANDO EM SAIR DO BRASIL PARA O PY , E CONSEGUI TIRAR TODAS AS DUVIDAS ATRAVES DE SEU BLOG , PARABENS PELA HUMILDADE EM QUERER AJUDAR AS PESSOAS …VALEU IRMAO ..

  10. Olá tudo bem?
    É possível abrir uma loja de importados em Ciudad del Este?
    Onde consigo essas informações, o que é necessário e tudo mais?
    Muito bom este seu artigo e os outros dois referentes ao Paraguaí.

    • Fernando, Ciudad del Este é a cidade dos importados. E falando nisso, abrir uma importadora aqui é muito rápido, bem diferente do Brasil, que quando tentei abrir uma demorei 9 meses e tive o pedido negado, pois não tinha 6 meses de faturamento na empresa. Algo estranho não? Eu queria abrir a importadora, como teria 6 meses de faturamento?

      Enfim, Paraguai é bem menos burocrático, economia bem liberal e impostos mais baixos que o Brasil.

      Abraço.

  11. Sou cirurgião dentista formado a 7 anos pela faculdade Unicesumar de Maringá Paraná.
    Gostaria me monta uma clinuca e trabalhar .
    No Paraguai.
    Alguém poderia me dizer por onde começo?
    E será a possibilidade monta e trabalhar no Paraguai ?

  12. Boa noite, sou Micro no ramo de Beleza, tenho meu salão de Beleza, aqui tem muitos salões, você por gentileza saberia me informar sobre esse ramo no Paraguay.
    Obrigado.

    • Andrea, tudo bem?
      Um ramo bom, inclusive acho as paraguaias mais “cuidadas” que as brasileiras, gostam muito de ir ao salão, se produzem bastante para festas, por mais pequenas que sejam, sempre se preparam com cabelo e maquiagem pelo menos.

      Abraço.

  13. André, tudo bem?
    Estou a alguns dias estudando sobre o Paraguaí, tenho interesses reais de me mudar com minha família.
    Aqui no Brasil trabalho no ramos de sucata em geral.
    Agora te pergunto, como é este segmento aí?

    Obrigado

  14. Ola

    Meu nome e julio , tenho uma construtora de pequeno porte e estou bem cansado do meu país ,impostos ,roubalheiras , criminalidade etc…
    Tenho muita vontade de arriscar no Paraguai ,mas não queria abandonar meu ramo de trabalho pois me identifico muito . Você sabe me falar como está o mercado de construção civil aí no país ,a mão de obra especializada e se o pessoal por aí já estão optando por contratar construtoras ou ainda é aquela velha forma de chamar o pedreiro que fez a casa do amigo, desde já lhe agradeço pela suas dicas ,já li bastante seus artigos ,a cada novidade política o desejo aumenta mais a vontade.obrigado!!!

  15. Olá André boa noite.
    Me chamo Eleide e estou com minha filha aqui iniciando o curso de medicina em Cidade de Leste e estamos cojitando a idéia de vir morar no Paraguai, sou corretora de imóveis no Brasil e meu esposo da área de vendas também, mas estamos analisando a possibilidade de abrir um negócio usando franquia ou não, acho interessante a área de transporte aqui, porém gostaria de uma orientação quais segmentos seriam interessantes ou se vc poderia me direcionar a alguém onde posso colher informações, pois não conheço ninguém aqui, mas preciso ter um ponto de partida, e olhando sua matéria me senti a vontade pois observei que tem muito conhecimento por aqu, desde já obrigada pelas informações.

  16. André, parabéns por ajudar eu e os demais brasileiros sobre informações do Paraguai. Sou administrador de Empresa, Contador, Pós Graduado em Marketing e Gestão de Pessoas, trabalhei mais de 20 anos em agronegócios e hoje trabalho com construção civil, construo casas de alto padrã e vendo. Tenho interesse em investir no Paraguai em algo de varejo, talvez franquia no seguimento de alimentação, gostaria de saber de você que atividade tem mais pesctiva de sucesso e é lucrativa? Bem como qual a cidade do Paraguai seria melhor investir, em Assunção mesmo ou tem outra cidade que também é bom para empreender? Se quiser responder por e-mail, eu agradeço.

    Um grande Abraço.

  17. Tenho uma pequena fábrica no brasil de puxadores para porta de vidro tenho interesse de mudar ela para o Paraguai ,qualmseria a sua opinião sobre isso aluguel de casa barracão como funciona.

  18. Olá! tenho um Centro Automotivo em Minas Gerais, funilaria/ pintura e outros serviços de reparação e manutenção de autos, como é o mercado no país? Tem muitos carros segurados? e a rede credenciada?

  19. Oi André, tudo bom fera? Sou de Brusque – SC tenho uma empresa que atua no ramo de confecção e temos uma loja em um shopping aqui na cidade mesmo, eu e minha esposa estamos vendo a possibilidade de mudar de ares pq vou te contar ta dificil a situação por aqui… Pois bem… Tens algum contato sobre franquias… E meu ramo como está por ai?

  20. Oi André, atuo no ramo de.elétrica e automação predial e.industrial, prestacao de serviços nessa área tem ai?pensei em lanchonete, tem coxinhas ai?Aluguel ai e caro?
    Abraços.

  21. Boa tarde André!

    sou Bacharel em Optometria, estudei o seu outro artigo, parabéns por uma visão comparativa e realista das situações dos dois países, gostaria de saber com relação ao profissional da área de Optometria, pois estou estudando a possibilidade de mudar para o Paraguai e investir no segmento óptica e optometria.

    grato por sua atenção!

  22. Excelente matéria André. O que você poderia me dizer sobre o ramo industrial de panificação. Existe muitas indústrias desse segmento no país?

  23. Olá. Parabens pelo artigo!! Sou Aline e moro em Foz do Iguaçu, estou pensando em me mudar para o paraguai(estou estudando possiveis cidades) . Sei que vc nao pode dar um parecer a todos os ramos de trabalho , porem gostaria de uma opiniao sua. Penso em abrir uma fábrica ou loja msm, de sacolas e embalagens em geral.
    Grata desde já.

  24. Olá Sou Aline e moro em Foz. Sei que vc não pode dar um.parecer a todos os ramos de trabalho mas gostaria de uma opinião. Penso em ir para o.Paraguai e abrir loja ou fábrica de sacolas, embalagens em.geral..tem algum parecer sobre isso? Agradeço desde já.

  25. André boa tarde,

    Amei vários artigos seus. Poderia me falar um pouco sobre Nueva Esperanza? Meu marido é engenheiro e recebeu uma proposta de emprego? Porém gostaria de saber como é a cidade.

    • André boa tarde,

      Amei vários artigos seus. Poderia me falar um pouco sobre Nueva Esperanza? Meu marido é engenheiro e recebeu uma proposta de emprego! Porém, gostaria de saber como é a cidade.

  26. André, Boa noite, você poderia me dizer alguma coisa sobre o ramo farmacêutico ( drogaria), se é um bom investimento neste setor.Um abraço, e fique com Deus.

  27. Boa tarde andré…
    sou técnico em informatica e técnico químico estou procurando franquias ou ate mesmo abrir empresa neste ramos em que eu domino , mas não conheço nada no paraguaí existe mercado para abertura de empresas neste dois ramos ?
    Até mesmo franquias nestas areas especificas pois cansei do BR e nao vejo a luz no fim do tunel no BR.
    PS.: tambem sou fotografo profissional .
    desde ja agradeço e otima matéria , muito esclarecedora.

  28. bom tarde , eu sou brasileira, formada em direito , e tenho muita vontade de morar no Paraguai e montar algum negocio, gostaria de trabalhar com ramo de comida braseira, ou trabalhar com assessoria juridica . por gentileza poderia me ajudar com sugestões de negócios para implantar . se tiver alguma franquia interessada eu tbm ´posso avalia

  29. bom tarde , eu sou brasileira, formada em direito , e tenho muita vontade de morar no Paraguai e montar algum negocio, gostaria de trabalhar com ramo de comida braseira, ou trabalhar com assessoria juridica . por gentileza poderia me ajudar com sugestões de negócios para implantar . se tiver alguma franquia interessada eu tbm ´posso avalia

  30. Eu atuo no ramo de vendas e manutenção de aparelhos auditivos… fiquei viúvo e meus filhos estão criados… agora posso me arriscar…você poderia me informar se esse ramo aí no Paraguai pode dar resultado ?

  31. Boa tarde André.
    Excelente as suas matérias, muito explicativa. Sou geógrafo e trabalho com geotecnologia (georreferenciamento, topografia e urbana e rural, geoprocessamento) e minha esposa é farmacêutica. Gostei muito do Paraguay, fui aí esses dias e achei muito promissor o mercado. Voltarei novamente em breve para espicular melhor o mercado desses dois itens. Na medida do possível, gostaria saber de informações de como é o mercado nessas áreas.
    Um forte abraço e sucesso.

  32. Boa tarde André.
    Excelente as suas matérias, muito explicativa. Sou geógrafo e trabalho com geotecnologia (georreferenciamento, topografia e urbana e rural, geoprocessamento) e minha esposa é farmacêutica. Gostei muito do Paraguay, fui aí esses dias e achei muito promissor o mercado. Voltarei novamente em breve para espicular melhor o mercado desses dois itens. Na medida do possível, gostaria saber de informações de como é o mercado nessas áreas.
    Um forte abraço.

  33. Olá, sou brasileiro, já morei com meus pais em Assunção por 4 anos dos 9 aos 13 anos, de 1976 a 1979 , voltei a Assunção agora em 2017 fui com minha esposa, tenho amigos paraguayos de infância, o qual mantemos contatos até hoje, tenho empresa pequena no ramo alimentício, mas os impostos estão me forçando ir embora daqui, todos os anos os governos inventam um novo imposto, taxas , alvará-s hoje pago 9 alvará de funcionamento,, fora DARF FGTS, etc está insuportável, estou indo agora no meio do ano fazer uma pesquisa de mercado o que montar lá, pois meus filhos vão fazer medicina lá, e queremos além de ficar perto dos filhos , ir embora do Brasil. Alguém pode me ajudar?

      • Olá Adriana, tudo bem?
        Pois é, essa é uma opinião, cuidado para não levar ao pé da letra.
        Conforme conto em outro artigo, especial sobre imigração, eu sempre vou no médico aqui no Paraguai e “ainda” não morri (hehehe).
        Em 2005 estudei na UNLP em La Plata, Argentina… saí correndo de lá, bando de comunista que não queria saber nada de estudar. Tínhamos 250 alunos por sala, professores dando aula de microfone e giz numa mão e cigarro na outra. Enfim, generalizar não nos leva a nada. Lhe dei um exemplo crítico que vivi, mas não acredito que todas as universidades da Argentina sejam assim.

        Um abraço.

      • Adriana estou no Paraguai há um mês acompanhando minha filha na faculdade e as informações que tenho por parte dos alunos que aqui estudam são ótimas, já com relação a Argentina o que soube de quem estudava lá são informações parecidas com as informações do Andre, as faculdade lá não são tão boas e custo de vida muito alto, conheci uma moça que estudou lá só ficou por meses achou o ensino muito fraco.

  34. Oi André, gostaria de começar falando que tenho 19 anos e já sou micro emprendora no Ceara, tenho resatautante e minha mãe também tem restaurante. Tenho sonho de ir morar no Paraguai mas ainda, n sei muito o que preciso ou de quanto preciso para abrir meu próprio restaurante no Paraguai. Será que você poderia me dar uma força e algumas explicações de como posso abrir um negócio o ou de quanto em média preciso, e até mesmo como faço para conhecer pontos comerciais e etc.

  35. Boa tarde! Parabéns e obrigado pelo trabalho que empenha!

    Minha esposa e eu estudamos no Paraguai e estamos dispostos a investir numa franquia!

    Estamos lendo bastante a respeito de uma franquia consolidada em Assunção, mas ainda pairam algumas dúvidas a respeito da parte burocrática!

    O processo de abertura de empresa é simples?

    Já temos C.I. provisória! É necessária a permanente?

    Poderia nos direcionar? Obrigado!

  36. Olá André

    Você sabe me dizer, se eu conseguiria montar uma loja de comércio de veículos no Paraguai?

    Ou mesmo um Lava-Rapido ?

    Meu Zap 55+11+982.059.207

    Facebook MARCELO VALVERDE

    • Ahhhh!!!

      E também, você sabe me dizer se consigo comprar no Brasil e vender no Paraguai veículos? Uma vez que percebi em um de seus comentários que os veículos do Paraguai são mais caros que no Brasil.

    • Olá Marcelo, tudo bem?
      Sim é possível, um mercado diferente do brasileiro que se nutre muito dos carros usados japoneses.
      Aqui é permitido importar carros usados com até 10 anos de uso, tem importados dos EUA, EUROPA e JAPÃO, sobretudo.
      Não acredito que valha a pena importar carros do Brasil, não esqueça que se paga uma taxa de importação, se não me engano é 50% do valor pago pelo carro.
      Valeu.

  37. Boa noite André. Eu sou aqui do Belém do Pará e trabalho eu e meus irmãos com o ramo de transporte de mudanças, fretes e cargas. O que vc acha em relação essa ária ???
    Estou muito afim de ir me embora do Brasil.

  38. Boa noite André. Eu sou aqui do Belém do Pará e trabalho eu e meus irmãos com o ramo de transporte de mudanças, e cargas. O que vc acha em relação essa ária ???
    Estou muito afim de ir me embora do Brasil.

  39. Boa noite, André!
    Sou professor de geografia no Brasil. Existe a possibilidade de atuar como professor, aí no Paraguai, sem dominar o espanhol?
    Obrigado!

  40. Oi! Eu e meu marido pretendemos nos mudar pra Assunção em 2019 com nossos 2 filhos, de 5 e 3 anos. Atuamos aqui no ramo da construção civil e pleiteamos continuar no mesmo ramo aí. Poderia nos dar alguma informação sobre como está este tipo de mercado?

  41. Ola! Eu e meu marido estamos considerando nos mudar para o Paraguai em 2019 com nossos 2 filhos (hoje com 3 e 5 anos). Ele trabalha no ramo de construção e gostaria de continuar trabalhando com isso ai em Assunção. Você teria alguma informação de como esta essa área?

  42. bom dia!adorei seu artigo,tenho muita vontade de mudar e sair dessa prisao financeira que se encontra o brasil .tenho empresa aqui no ramo automotivo.tem franquias voltada pra esse segmento.

    • Boa tarde Alaerte Martins

      Tenho pensado a mesma coisa… Falta coragem… Tenho interesse em estudar essa possibilidade de investimento na área automotiva.

      Trabalhei 12 anos na financeira Aymoré ( Ger. Financiamento CDC veículos)
      Tive 2 lojas de veículos (compra e venda)
      Tive Posto de Combustíveis por 11 anos

      Atualmente estudando novos investimentos.

      Se vc quiser bater um papo sem compromisso para quem sabe um ajudar o outro… Me chame no zap

      11 982.059.207 Marcelo Valverde
      São Paulo capital

  43. Muito boa a sua matéria, tentei entrar em contato com a Isabel da Odontoexcellence,nao consegui nem por e-mail e nem por watts app.Consegue me passar algum outro contato dela?
    Obrigado.

  44. Boa Tarde Andre!

    Seria possível relatar como funciona o sistema imobiliário do Paraguai, como demandas, características e oportunidades negócios e de investimentos neste setor?
    Gostaria se possível obter seu e-mail.
    Obrigado. Olavo.

  45. André atualmente sou funcionário público em São Paulo com 15 anos de carreira, falta mais 15 anos para que eu possa aposentar, neste momento estou buscando uma segunda carreira, estudo tecnologia em meio ambiente e recursos hídricos em uma instituição pública e agronegócio a distancia em uma faculdade particular, além do inglês e do francês, que atualmente já estudo, quero ainda finalizar com uma engenharia agronômica; poderia dizer como esta o setor agropecuário no Paraguai? bem como as futuras expectativas do setor? estudo a possibilidade de sair do Brasil quando aposentar pelas questões de segurança pública e as atuais taxas de impostos e tributos, sem contar a burocracia para abrir uma empresa no Brasil com essa politica de direito trabalhista que onera muito o empresário.

    • Olá Igor, tudo bem?
      Não tenho as respostas para as perguntas, recomendo procurar um especialista destas áreas.

      Sim, o Paraguai oferece grandes vantagens no quesito segurança pública e carga impositiva reduzida.
      Até já.

  46. Fiz um comentario com algumas perguntas no dia 05/09/2017, até hoje estou esperando uma resposta, coloquei meu facebook e meu e-mail o que será que aconteceu?

  47. Fiz um comentario com algumas perguntas no dia 05/09/2017, até hoje estou esperando uma resposta, coloquei meu facebook e meu e-mail o que será que aconteceu?

  48. Ola André Bom Dia, meu nome é Rogério, li suas matérias, morar no Paraguai vale a pena? e Saiba como investir em franquias no Paraguai,e fiquei muito interessado, tenho 52 anos sou empresario, tenho um Restaurante e Lanchonete próprio, facebook.com/restaurantesamambaia, minha desilusão com o Brasil reside no fato de que aqui ninguem quer trabalhar em sete anos com o restaurante tive mais de 60 funcionárias ninguem tem comprometimento com nada, trabalham um ano é querem ser demitidas para ficar no seguro desemprego só pensam em folgas, são despreparadas e não querem se preparar etc, fora as ações trabalhistas,então eu te pergunto como é o trabalhador Paraguaio? sé você tem esse conhecimento por favor me responda, e a comida paraguaia é parecida com a brasileira? ai no Paraguai existe o sistema self service por quilo ou a vontade, tem muitos restaurantes?, é um setor saturado? se puder me ajudar eu agradeço muito, obrigado, meu e-mail rogeriorse@yahoo.com.br, parabéns por seu trabalho pois ajuda muito as pessoas que querem investir no Paraguai

  49. Oi Andre, Boa noite! Meu marido foi demitido ontem e estamos estudando desde o ano passado de nos mudarmos para o paraguai, caso isso acontecesse. Temos gemeos de 3 anos e gostariamos de abrir uma franquia, mas nao uma coisa muito grande, no patamar dessa que postou. Sou pedagoga e ele vigilante. Poderia nos indicar algum endereco dai do paraguay para fazermos pesquisas, pois tambem nao sabemos por onde comecar. Muito obrigado pela ajuda.

  50. Olá A, montei uma empresa de logística, aqui no Brasil, só tenho uma van Master 13 metros cúbicos, não consegui progredir aqui. Vc teria algumas dicas para atuar neste ramo aí no Paraguai?

  51. Boa tarde André! Amei sua matéria! Sou Micro empreendedor individual aqui na Bahia, atuo na are a de transporte de passageiros executivo, fazendo traslados para agências e hotéis, com carro particular e motorista uber select!
    Gostaria muito de saber de vc ,o seu Ponto de vista, em relação a essa área. Tbm sou motorista de caminhão e ônibus!

  52. Boa Noite
    Andre, venho acompanhando seu blog, e estou fazendo pesquisa para migrar minha empresa para PARAGUAY
    TRABALHO com Fundação e Estaqueamento para construção Civil como,GALPÕES PRE MOLDADOS, INDUSTRIAIS E COMERCIAS, EMPRESARIAS, MAQUINAS PARA ESTAQUEAMENTO E PERFURAÇÃO DE SOLO.
    QUAL SERIA SUA OPINIÃO.

  53. Olá… Eu e minha familia (marido e filho de 8 anos) estamos pensando em nos mudarmos para Asuncion… Estamos pensando em abrir uma franquia, mas ainda não sabemos exatamente qual (rs)… Poderia nos dar uma dica?

  54. Adorei se artigo. Tenho muita vontade de morar e abrir um negócio no Paraguai. Suas informações ajudou bastante. Estou a procurar de crescimento financeiro…. Estou à procura de uma franquia. Obrigada!

  55. Olá André, tudo bem ?

    Tenho tido vontade de sair do país já tem uns anos, mas acabo adiando sempre uma decisão final…Tenho 20 anos, e tenho uma empresa de representações de materiais elétricos industriais, trabalho com vendas casadas, em sua maioria, para empresas…linha de automação, cabeamentos, materiais para construção, ferramentas e etc. http://www.ferreiraprado.com.br (Meu site)
    Saberia me dizer se existe este tipo de segmento aí no PY ? E quanto à língua, sou bem leigo no quesito espanhol (mi casita, mi carrito, su bicicletita rsrsrs) acha que isso seria um “grande problema” ?

    Aguardarei até as eleições do ano que vem (2018), na esperança de JAIR BOLSONARO ser eleito, pois é uma última esperança política para o Brasil, pois é o ÚNICO candidato que preza pela SEGURANÇA e pela ECONOMIA Estatal, o resto, só se preocupa com “direitos exclusivos homossexuais”, “direitos exclusivos raciais”, “feminismo”, e outras cositas más, apenas em prol de votos das massas de manobra, pois na real mesmo, só querem sugar mais e mais, rumo à decadência geral, ignorância geral, e burrinhos bem adestrados à nunca reclamarem de nada enquanto tiverem cerveja e futebol…enfim rs, 2018 sem Bolsonaro, estarei à procura de um novo rumo.
    Desde já agradeço sua atenção.

  56. Andre, que bom te encontrado voce, estou para mudar no ano que vem, minha esposa pretende fazer medicina, tenho dois fihos, sou engenheiro e desde entao estou procurando sobre o paraguai( Assuncao) .
    Pesquisei sobre empresas para poder mandar meu curriculo, mas ao mesmo tempo, estou pesquisando sobre investimentos, voce conhece se há algum site com franquias abertas no paraguai ou empresas interessadas, gostaria de conversar melhor com voce, obrigado

  57. Gostaria de contar com a tua opinião para um investimento no paraguaí para que eu tenha um retorno rápido.gostaria de investir um valor aproximadamente de R$ 100.000,00, mas gostaria de um retorno imediato que nao demore muito tempo, o ramo de restaurantes e pizzaria pode ser bom?? ou supermercados mini mercados.

    aguardo as consideraçoes

  58. Bom dia, gostaria muito de saber em que investir no Paraguai no ramo alimentício ou em construção civil, tenho em media R$ 400.000,00, não estou conseguindo achar o metro do CUB (custo unitário básico) de construção, sabe me informar? Aqui no Brasil em MS especificamente um imóvel de alto padrão gira em torno de R$ 2.500,000 e R$ 3.000,000 o metro, queria muito saber o preço da mão da obra por metro, outra coisa que me chama muita atenção são franquias na área de alimentação ou então transporte, gostaria muito de escutar algumas dicas…

    Sem mais agradeço desde já.

  59. Boa noite André, tudo bem?
    Eu e meu esposo estamos procurando novos caminhos, ele com vasta experiência em automação de subestações elétricas e em trabalhos na área de eletrônica formação em engenharia elétrica e tecnologia de automação industrial, eu com anos de experiência na área de suporte em TI e fazendo graduação em direito.
    O pensamento inicial seria investir na área de prestação de serviços, algo como empreiteira na área elétrica ou de prestação de serviços na área tecnológica.
    Vc teria algum conselho para nos dar?
    Desde já agradeço a atenção dispensada!

  60. André, boa matéria ! Li também seu outro artigo onde falou bastante sobre a demanda por engenheiros. Sou arquiteta, empreendedora e iniciei recentemente uma parceria numa empresa de imagens aéreas por drones (investigações ambientais, fiscalização de obras e novos empreendimentos), e gostaria muito saber do seu ponto de vista ou experiência, se para a arquitetura tem boa procura por aí e se para e “novos empreendimentos imobiliários/obras, investigações” consegue visualizar “bons ventos” ??? Muito grata !! Att. Vanessa Gomes.

  61. Otima matéria, estou pensando em ir conhecer o Paraguai para empreender ai, so q as minhas pesquisas pela internet, são vagas pouco conteúdo, você por obsequio tem como me ajudar?
    Disponho de pouco capital 20 mil reais.
    Penso em um Pob pequeno e aconchegante ou uma conveniência em posto de combustível, sei bem negociar poderia investir em imobiliário aluguéis, lavar veicululos.
    Sua pessoa poderia me ajudar?
    Passar uma lista de ideias a min.
    Serei muito grato.
    Att.

  62. André, trabalho na FGV como conveniada.
    Sei da forte migração de brasileiros que estudam no Paraguai, Mas o que vc me diz dos empresários paraguaios estudarem no Brasil? Ou eles tem outras preferências?
    Penso em algo como uma agência de cursos de qualificação empresarial. Porém não sei se o perfil dos empresários paraguaios e este.
    E também ja estive algumas vezes e. Asuncion a trabalho. Por ser mulher sei o preconceito de gênero que infelizmente acabamos sofrendo. Você acredita que o universo empresarial no Paraguai está aberto a aceitação de mulheres como empresárias?

  63. Prezado ANDRÉ DARUGNA – Sou advogado de Osasco-SP e estou muitíssimo interessado em obter toda “minha” documentação pessoal, na versão Paraguaia – tenho interesse em complementar meu curso de Direito, especialmente na are civil em direito imobiliário do Paraguai, nos termos do Direito civil Paraguaio, bem como, investir na aquisição de uma pequena propriedade (casa/escritório) na cidade fronteiriça de Salto Del Guairá e prestar assessoria Jurídica à brasileiros, que pretendam investir no Paraguai. Pergunto-lhe? Existe uma opção mais interessante? Uma cidade Paraguaia mais promissora para investir? Qual a cidade mais barata? Com custo benefício mais eficiente?

  64. Olá André, tudo bem? Li todo teu texto, e achei um máximo. Estou pensando em investir em oficina de moto ou carro no Paraguai, pois trabalho com os Dois, tu acha q é uma boa idéia? Sou de curitiba

  65. Opa tudo!!!gostaria de saber se você conhecimento como é o setor óptico
    Sou técnico em óptica, técnico em Optometria e técnico relojoeiro , estou pensando em montar clínica Optometria para fazer exames de vista.

  66. Bom dia. Teria mais algumas franquias alem da odonto, hoje trabalho com marketing digital em Curitiba aqui esta muito saturadoe o lucro vem caindo, como esta esse mercado no Paraguai? tipo site, redes sociais, apps e outros.

    • Olá Gelson, como vai? Esse é justamente o mercado no qual eu atuo, sou proprietário de uma agência de publicidade.

      Olha, o mercado está saturado, existem muitas agências, puxando os preços para baixo. Tenho clientes grandes, mas pagam realmente pouco se compararmos com o Brasil, é um caminho longo até conseguir estabelecer uma boa base de marcas.

      Mas, como todo mercado os bons prevalecem…
      Um abraço.

  67. Olá André, sou leitor assíduo de seu blog sobre produtos Apple e, em busca de informações sobre o Paraguai, encontrei mais esse excelente trabalho de sua lavra. Parabéns!
    Estou muito interessado em investir em uma atividade comercial no Paraguai e meu entusiasmo é tamanho que já contaminou minha família. Até a pequena Sofia, de apenas seis anos, já fala com os e as amiguinhos (as) que vamos morar no Paraguai.
    Porém, amigo, me permita tratá-lo assim, sinto dificuldade em encontrar informações sobre a legislação tributária paraguaia, especialmente a respeito de tributação de produtos importados, que seria um de meus alvos. Você me indica algum site onde encontrar essas informações? Pode ser até sobre taxação de produtos comprados em sites como Amazon, Microsoft Store, eBay, Gearbast, etc. No Brasil realizava essa atividade, mas dei baixa na empresa, porque a tributação dos produtos importados tornou minha atividade impraticável. E eles eram apenas 1/4 dos produtos comercializados.
    Desculpe o tamanho do comentário, mas se tornou também um desabafo e pedido de help!
    Novamente, parabéns e um forte e fraterno abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA