Muito se fala sobre o sucesso econômico atual do Paraguai, um país que diferente do resto da região não para de crescer. O Banco Central Paraguaio emitiu recentemente um documento no qual aumenta a expectativa de crescimento de 3 para 3,5% em 2016, sendo que na revisão de outubro esse número poderá aumentar para 4%.

Segundo o jornal paraguaio ABC Color, o setor de serviços tem uma expectativa de crescimento entre 4,9 e 5,7% este ano, tornando as opções de investimento no país cada vez mais atrativas.

Porém, o problema de investir no país de forma independente vem pelo fato de que o empresário brasileiro que está chegando não possui uma rede de contatos, não conhece o sistema bancário, a estruturação dos impostos, enfim, chega no Paraguai sem um suporte que lhe possa dar assessoria na abertura do negócio.

Foi então que comecei a procurar sobre oportunidades de investimento em franquias no Paraguai, já que as vantagens dessa modalidade são várias e costumam facilitar a abertura do negócio. Abrir uma franquia é interessante em razão da segurança no investimento, os treinamentos adequados para obter sucesso, como também a força da marca e publicidade realizada pela franquia.

Para explicar isso de forma mais precisa, citarei um trecho de um artigo do SEBRAE que lista algumas vantagens desse sistema:

“As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca”.

Mas afinal, como investir num país estrangeiro, sem ter contatos, sem ter conhecimento de como funciona sua política econômica, impostos e demais questões burocráticas?

Estou escrevendo este artigo para dar continuidade ao que expus em outra publicação: Morar no Paraguai vale a pena? Conheça os prós e contras. Um artigo com mais de 300 comentários e muitos questionamentos, já que nossos compatriotas estão podendo enxergar as oportunidades que esse país oferece, mirando mais além de seus preconceitos.

Morar no Paraguai vale a pena?

palacio-lopez-paraguay
Morar no Paraguai realmente vale a pena, mas não é de hoje que tenho essa opinião, moro aqui há 11 anos e por isso posso expor alguns benefícios que não temos nosso país:

  • Impostos justos, entre 5 e 10% (IVA);
  • Alta qualidade de vida;
  • Crescimento constante e políticas de governo favoráveis ao investimento estrangeiro;
  • Oportunidades, seja na cidade como no campo;

O país está em crescimento, ao visitar você se dará conta de que tem obras pra todo lado, realmente é um momento importante da história do Paraguai e você pode fazer parte dele.

Marcas internacionais apostam no Paraguai

Ao visitar algumas regiões da capital, como é o caso da Avenida Aviadores del Chaco, ou Avenida Santa Teresa, é possível ver o grande crescimento econômico do país, com obras importantes como a construção do World Trade Center, Paseo La Galeria, Hotel Dazzler e tantas outras.

O país está sendo invadido por importantes marcas mundiais, com lojas da GAP, Carolina Herrera, Calvin Klein, Lacoste, Zara, Swarovski, etc. o que demonstra ainda mais a credibilidade e segurança no investimento.

Carlos Canudas, proprietário de uma consultora argentina revelou durante entrevista ao jornal La Nación que os empresários daquele país puderam notar que no Paraguai “a carga tributária é tão baixa que depois de pagar os impostos, o empresário quase se encontra num paraíso fiscal”. Ele continua: empresários internacionais tem investido no Paraguai pois são seduzidos pelos alugueis baratos (média de 3 dólares por metro quadrado) e uma política fiscal muito atrativa.

No mesmo artigo do La Nación, o empresário do setor imobiliário Edgardo de Fortuna comenta algo interessantíssimo sobre o mercado:

“Assunção é um mercado que pouca gente presta atenção. Cheguei quase por acaso, foi através de um argentino que está fazendo negócios no Paraguai e ele me contou como é fácil investir, falou da estabilidade econômica e financeira que o país oferece. Vimos que havia então uma oportunidade de oferecer servicios como o Fortune”.

Outro artigo, dessa vez do jornal uruguaio El Cronista, afirma que o Paraguai é o destino mais rentável para investimentos uruguaios (clique aqui para ler).

“Enquanto Argentina e Brasil são considerados destinos complexos e pouco confiáveis para que as empresas uruguaias invistam, o crescimento da economia paraguaia tem se sustentado com o passar do tempo”. – El Cronista

Isso vai de encontro com a opinião que dei em meu outro artigo:
“Para se mudar para o Paraguai considere investir em alguma coisa, não precisa ser muito dinheiro, ideias simples poder fazer toda a diferença, aqui tem muita oportunidade, tem um mercado crescente e carente de oferta.”

Esse artigo sobre morar no Paraguai é um fenômeno na internet, se tornou uma referência pois é muito completo, mas as pessoas estão com muitas dúvidas, não sabem exatamente por onde começar, nem se suas ideias de negócio funcionarão. Pensando em ajudar essas pessoas fui atrás de oportunidade para brasileiros, para que possam investir em um negócio seguro, com certa trajetória e um retorno praticamente garantido.

Franquia brasileira oferece oportunidade

Ao procurar oportunidades para os visitantes do blog, conheci a Isabel da Odonto Excellence, uma Franquia Odontológica que possui nada menos que 363 unidades franqueadas, presente no Brasil, Angola, África e Portugal, que agora está apostando no mercado paraguaio, pois identifica no país grandes oportunidades.

Durante nossa conversa ela me comentou que eles são uma franqueadora com mais de 5.000 colaboradores, dispostos a ajudar o franqueado a obter sucesso em seus empreendimentos, que puderam identificar que nas universidades de odontologia os alunos não são treinados para abrir seus próprios negócios, portanto, muitos deles falham no processo de gestão.

A Odonto Excellence, segundo a Isabel, possui um eficiente sistema de gestão administrativa e trabalha na capacitação dos investidores para que eles saibam o que fazer e como isso tem que ser realizado para garantir o sucesso do empreendimento.

Ao consultá-la sobre as razões pelas as pessoas buscam a franquia da Odonto Excellence, pude identificar algumas realmente interessantes:

  • Investimento acessível, taxa de adesão de R$15.000;
  • Baixo investimento e rápido retorno;
  • Modelo de gestão próprio e atualizado constantemente;
  • Aconselhamento jurídico;
  • Suporte de marketing aos franqueados;
  • Suporte para ampliar as vendas de serviços;
  • Acompanhamento diário de metas;

Falando sobre o negócio em si, Isabel me comentou que os profissionais franqueados estão atendendo em média 10 procedimentos por dia, com um ticket médio de R$1.100, tendo um tempo de conclusão de tratamento de 45 dias por paciente.

O suporte que a franqueadora oferece no Paraguai é a solução para quem está pensando em investir no país, mas não sabe por onde começar. Eu lhe entendo, sei que não é fácil, investir no Brasil já é um grande desafio, mas investir em outro país pode lhe deixar com ainda mais dúvidas. Nesse sentido uma franquia pode ser a resposta para você.

Eu sempre venho falando, não conheço nenhum brasileiro que tenha vindo investir aqui e se arrependeu. Conheço inclusive profissionais que vieram para trabalhar temporariamente em algum projeto de empresas paraguaias, mas que terminaram ficando após o vencimento do contrato, pois identificaram as oportunidades que o país oferece.

Com uma franquia você estará investindo em algo pontual, tendo uma assessoria adequada, contando com todo o suporte que franquias sempre oferecem, com treinamentos em nosso idioma para potencializar ainda mais seu sucesso.

A Isabel aceitou participar dessa conversa comigo, foi super atenciosa e é por isso que pra mim é um prazer recomendar essa franquia. Se você ficou interessado, entre em contato com ela pelos telefones e emails:

Isabel Streski

No mais, fico aqui à disposição para tirar dúvidas sobre como é morar no Paraguai, comentado a partir de minha experiência de mais de 11 anos no país.

Grande abraço, até já.

Booking.com
Booking.com
Booking.com
Booking.com

31 Comentários

  1. bom dia!adorei seu artigo,tenho muita vontade de mudar e sair dessa prisao financeira que se encontra o brasil .tenho empresa aqui no ramo automotivo.tem franquias voltada pra esse segmento.

  2. Muito boa a sua matéria, tentei entrar em contato com a Isabel da Odontoexcellence,nao consegui nem por e-mail e nem por watts app.Consegue me passar algum outro contato dela?
    Obrigado.

  3. Boa Tarde Andre!

    Seria possível relatar como funciona o sistema imobiliário do Paraguai, como demandas, características e oportunidades negócios e de investimentos neste setor?
    Gostaria se possível obter seu e-mail.
    Obrigado. Olavo.

  4. André atualmente sou funcionário público em São Paulo com 15 anos de carreira, falta mais 15 anos para que eu possa aposentar, neste momento estou buscando uma segunda carreira, estudo tecnologia em meio ambiente e recursos hídricos em uma instituição pública e agronegócio a distancia em uma faculdade particular, além do inglês e do francês, que atualmente já estudo, quero ainda finalizar com uma engenharia agronômica; poderia dizer como esta o setor agropecuário no Paraguai? bem como as futuras expectativas do setor? estudo a possibilidade de sair do Brasil quando aposentar pelas questões de segurança pública e as atuais taxas de impostos e tributos, sem contar a burocracia para abrir uma empresa no Brasil com essa politica de direito trabalhista que onera muito o empresário.

    • Olá Igor, tudo bem?
      Não tenho as respostas para as perguntas, recomendo procurar um especialista destas áreas.

      Sim, o Paraguai oferece grandes vantagens no quesito segurança pública e carga impositiva reduzida.
      Até já.

  5. Boa tarde André! Amei sua matéria! Sou Micro empreendedor individual aqui na Bahia, atuo na are a de transporte de passageiros executivo, fazendo traslados para agências e hotéis, com carro particular e motorista uber select!
    Gostaria muito de saber de vc ,o seu Ponto de vista, em relação a essa área. Tbm sou motorista de caminhão e ônibus!

  6. Olá… Eu e minha familia (marido e filho de 8 anos) estamos pensando em nos mudarmos para Asuncion… Estamos pensando em abrir uma franquia, mas ainda não sabemos exatamente qual (rs)… Poderia nos dar uma dica?

  7. Adorei se artigo. Tenho muita vontade de morar e abrir um negócio no Paraguai. Suas informações ajudou bastante. Estou a procurar de crescimento financeiro…. Estou à procura de uma franquia. Obrigada!

  8. Olá André, tudo bem ?

    Tenho tido vontade de sair do país já tem uns anos, mas acabo adiando sempre uma decisão final…Tenho 20 anos, e tenho uma empresa de representações de materiais elétricos industriais, trabalho com vendas casadas, em sua maioria, para empresas…linha de automação, cabeamentos, materiais para construção, ferramentas e etc. http://www.ferreiraprado.com.br (Meu site)
    Saberia me dizer se existe este tipo de segmento aí no PY ? E quanto à língua, sou bem leigo no quesito espanhol (mi casita, mi carrito, su bicicletita rsrsrs) acha que isso seria um “grande problema” ?

    Aguardarei até as eleições do ano que vem (2018), na esperança de JAIR BOLSONARO ser eleito, pois é uma última esperança política para o Brasil, pois é o ÚNICO candidato que preza pela SEGURANÇA e pela ECONOMIA Estatal, o resto, só se preocupa com “direitos exclusivos homossexuais”, “direitos exclusivos raciais”, “feminismo”, e outras cositas más, apenas em prol de votos das massas de manobra, pois na real mesmo, só querem sugar mais e mais, rumo à decadência geral, ignorância geral, e burrinhos bem adestrados à nunca reclamarem de nada enquanto tiverem cerveja e futebol…enfim rs, 2018 sem Bolsonaro, estarei à procura de um novo rumo.
    Desde já agradeço sua atenção.

  9. André, boa matéria ! Li também seu outro artigo onde falou bastante sobre a demanda por engenheiros. Sou arquiteta, empreendedora e iniciei recentemente uma parceria numa empresa de imagens aéreas por drones (investigações ambientais, fiscalização de obras e novos empreendimentos), e gostaria muito saber do seu ponto de vista ou experiência, se para a arquitetura tem boa procura por aí e se para e “novos empreendimentos imobiliários/obras, investigações” consegue visualizar “bons ventos” ??? Muito grata !! Att. Vanessa Gomes.

  10. Bom dia. Teria mais algumas franquias alem da odonto, hoje trabalho com marketing digital em Curitiba aqui esta muito saturadoe o lucro vem caindo, como esta esse mercado no Paraguai? tipo site, redes sociais, apps e outros.

    • Olá Gelson, como vai? Esse é justamente o mercado no qual eu atuo, sou proprietário de uma agência de publicidade.

      Olha, o mercado está saturado, existem muitas agências, puxando os preços para baixo. Tenho clientes grandes, mas pagam realmente pouco se compararmos com o Brasil, é um caminho longo até conseguir estabelecer uma boa base de marcas.

      Mas, como todo mercado os bons prevalecem…
      Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA