Madrid é a capital da Espanha, uma cidade onde tudo acontece e com grande oferta de entretenimento, teatros, bares, restaurantes e atividades recreativas em geral. Após visitar a cidade por primeira vez, estudei as alternativas e desenvolvi um bom roteiro para compartilhar com vocês e esclarecer as dúvidas do que ver ou o que fazer em Madrid.
Este roteiro foi elaborado para uma viagem curta, como as que normalmente todos os turistas podem fazer, ensinando o que ver / fazer em Madri em 3 dias de passeios pela cidade. Quero deixar claro que quanto mais dias melhor, principalmente em cidades grandes, como é o caso de Madrid.
Vamos priorizar as atrações principais, o centro histórico e sobretudo o que todo turista precisa ver e fazer em Madrid, com um quarto dia de atividades extras, abertas à escolha pois demandam bastante tempo.
Como resumir o que fazer em Madrid? Clichê, mas muito certo, abrir-se para novas experiências e uma vida noturna agitada, numa cidade tranquila e cativante que irá lhe encantar em cada detalhe.
Diferente de outras cidades europeias, Madrid tem um grande atrativo que é o preço, com um custo de vida relativamente inferior, será fácil você se divertir gastando menos.
Quer conhecer os principais pontos turísticos de Madrid? Vem comigo!
Dia 1 – do Centro ao Templo Debod
Nosso primeiro dia será tranquilo, vou sugerir um passeio pelo centro histórico, as praças mais movimentadas, uma breve visita ao palácio Real, seus jardins e terminar no Templo de Debod. Todo o recorrido poderá ser feito a pé, foi assim que descobri Madrid e me apaixonei pela cidade.
Plaza Mayor
O início do passeio será feito pela Plaza Mayor, a principal praça da cidade onde você encontrará cafeterias, restaurantes famosos e bastante movimento. Um dos monumentos presentes na praça é a Estátua Equestre de Filipe III.
Ruelas do centro histórico
Saindo dali, você poderá fazer um passeio nas ruelas ao redor, existe bastante comércio local, lojinhas, cafés e bares de tapas, para você tomar uma cerveja acompanhada de um petisco, aliviar a fome e refrescar-se.
Mercado de San Miguel
Ainda próximo à Plaza Mayor está o Mercado San Miguel, um mercado público dos tempos antigos que hoje em dia alberga um belíssimo mercado gourmet onde você poderá provar das delícias espanholas, os famosos jamones (presuntos), azeitonas, pratos elaborados, peixes, cervejas, vinhos e aperitivos.
Palácio Real
Dali, você seguirá descendo a cidade com rumo ao Palácio Real, residência oficial da Família Real, que nos dias atuais não hospeda a família do Rei, mas sim, um espaço aberto ao público, com direito à visitação e um belíssimo museu.
Catedral Santa María la Real de la Almudena de Madrid
Em frente ao Palácio Real você encontrará a Catedral Almudena de Madrid, uma belíssima igreja católica que começou a ser construída em 1883, com a colocação simbólica da primeira pedra, pelas mãos do então Rei Alfonso XII.
Teatro Real
O teatro real foi encomenda da Rainha Isabel II para a realização de espetáculos para a família real e seus convidados, hoje aberto ao público com peças em exibição.
Jardines de Sabatini
Para relaxar um pouco, vou sugerir um breve passeio e descanso pelos jardins de Sabatini, ao lado do palácio Real, um belíssimo ambiente com muito verde para que você possa se encontrar em conexão com a natureza e o mundo moderno, vistas para o verde e a lateral do palácio, com fonte e estátuas, para fazer suas fotos ainda mais bonitas.
Plaza de España
A Plaza de España é um espaço de lazer público com feirinha de produtos locais, para presentear, lembrancinhas, etc. Mas o que me faz destacar o lugar é o Monumento à Cervantes, uma bela escultura de Dom Quixote e Sancho Pança, personagens icônicos da literatura espanhola e latina.
Templo de Debod
Esse é um monumento muito curioso pois possui mais de 2 mil anos, foi construído no Egito e doado à Espanha no século passado. Pedra a pedra, ele foi desmontado e reconstruído na capital espanhola, dando origem a um dos mais visitados pontos turísticos da cidade.
O tempo em si é uma beleza, por dentro e por fora. Você pode entrar para observar o ambiente, embora muito provavelmente não valha a pena se a fila estiver muito grande.
Confesso que chegar ao templo pode ser demorado e a caminhada é longa, mas a vista lá de cima do monte com a oportunidade de fazer fotos panorâmicas da cidade não tem preço. Vale o esforço.
Dia 2 – Alcalá, Gran Vía e Estádio
Nosso segundo dia também será tranquilo mas com uma boa caminhada, para finalizar vamos passear pelo estádio do Real Madrid, para isso vamos tomar o metrô.
O passeio deste dia terá como ponto de partida a Plaza del Sol (metrô abaixo).
Plaza del Sol
Para iniciar o segundo dia sugiro uma passagem pela Plaza del Sol onde você encontrará três pontos turísticos, bom… dois tradicionais e outro muito visitado por brasileiros amantes de tecnologia.
Estátua “El Oso y el Madroño”
Essa estátua é de importância máxima em sua viagem pois é o símbolo da cidade de Madrid, onde você verá um urso com uma planta chamada Madroño característica da Espanha.
El Kilómetro Cero
Também muito visado pelos turistas, o ponto zero marca o início de todas as autopistas da Espanha, é dali que as distâncias começam a ser medidas, ele está representado por uma marca no chão, com inscrição e dados a respeito da origem. Não será difícil encontrá-lo, do outro lado da rua, você verá uma multidão se ajoelhando e abaixando para ser fotografado fazendo caras e bocas no ponto zero.
Apple Store
Sim, desde sempre as lojas da Apple são um ponto turístico, inclusive para quem não quer comprar nada. A possibilidade de ver, conhecer e testar cada um dos produtos da maçã faz com que milhares de pessoas por dia visitem essa loja localizada na Plaza del Sol em Madrid.
Destaque para a informação de que no subsolo foram encontrados fósseis durante a reforma do edifício, quando adquirido pela maçã.
Se vale a pena comprar um iPhone, iPad ou Mac em Madrid? Claro que vale, os preços europeus embora sejam um pouco mais elevados que os americanos, ainda assim são bastante inferiores aos valores brasileiros.
Gran Vía
Agora vamos caminhar de ponta a ponta pela Gran Vía, uma das principais ruas de Madrid. Uma espécie de Broadway espanhola, onde você encontrará os teatros e cinemas, restaurantes e bares, atividades para o dia e para a noite.
Vou sugerir subir da Plaza del Sol pela Calle del Carmen, ou até mesmo pegar um trem para a estação Callao, dali iniciaremos a descida. Quero destacar alguns edifícios importantes, ícones da arquitetura madrilenha.
- Edifício Carrión;
- Edifício Telefónica;
- Edifício Metrópolis;
Calle de Alcalá
Saindo do Edifício Metrópolis, onde termina a Gran Vía, vamos tomar a Calle de Alcalá, outra das principais ruas da cidade que nos levará para dois importantíssimos pontos turísticos.
Fuente de Cibeles
O monumento conhecido entre os madrilenhos como simplesmente “La Cibeles”, inclui uma imagem da deusa Cibeles, símbolo da Terra, da Agricultura e da Fertilidade, em cima de uma carruagem puxada por leões.
É nesse local que os torcedores do Real Madrid costumam se reunir para festejar os títulos do clube, em época de finais a fonte fica repleta de torcedores a cada final de jogo terminado com sucesso.
Puerta de Alcalá
Uma das portas de Madrid, ponto turístico especial em razão da curiosidade de possuir dois lados diferentes, vale a visita pois além de tudo, será por este lado nosso acesso ao Parque del Retiro.
Conta a história que participavam do “concurso” empreendido pelo Rei Carlos III artistas de renome como José de Hermosilla, Ventura Rodríguez e Francisco Sabatini, sendo que o italiano foi o vencedor. Ao enviar vários rascunhos ao Rei, o mesmo não se deu conta de haver aprovado dois rascunhos diferentes.
Para não deixar que o Rei caia em contradição, Sabatini decidiu fusionar os dois desenhos, ficando assim com dois lados diferentes, mais um motivo de orgulho para os espanhóis, que adoram a Puerta de Alcalá.
Parque del Retiro
Um dos parques mais famosos da cidade é o Parque del Retiro, um local construído para lazer do Rei, que inclusive mandou construir um lago artificial para que pudesse passear em barco.
O parque del Retiro possui muitas características interessantes e marcadas, como a influência francesa e inglesa de sua vegetação. Por exemplo, em algumas partes o verde cresce natural, ao estilo inglês. Já em outros lados você verá a vegetação cortada para gerar certas formas, um jeito francês de mostrar o domínio do homem sobre a natureza.
Palácio de Cristal
Ainda dentro do parque, quero destacar a visita ao Palácio de Cristal, um belíssimo palácio de vidro que antigamente hospedava o viveiro do Rei, hoje um local para visitação e inclusive utilizado muitas vezes para a realização de cerimônias de casamentos.
Monumento Alfonso XII
Colado ao estanque você verá o Monumento Alfonso XII, construído no ano 1902 como sendo um monumento ao Rei da Espanha. Como característica da obra, vemos uma imponente estátua equestre do Rei em local predominante. Um belíssimo monumento que fica ainda mais lindo em fotos aproveitando o espelho d’água.
Estátua del Ángel Caído
Bom, essa estátua é muito particular pois existem muitos mitos sobre o que ela representa e sua origem, alguns dizem que trata-se de Lúcifer, outros não concordam com a teoria. O que importa é que este é um ícone da cidade e está localizado a 666 metros do nível do mar. Sem querer alimentar teorias estranhas, você sabe o que significa o número 666 não?!
Estádio Santiago Bernabéu
O dia foi bastante corrido, mas se sobrar disposição e paixão pelo futebol, que tal uma passagem pelo Estádio Santiago Bernabéu, palco oficial dos jogos do todo poderoso Real Madrid, o clube mais popular da cidade e possivelmente um dos mais famosos do mundo.
O Real Madrid possui em sua escalação nomes de muito peso como Cristiano Ronaldo, Marcelo, Kroos, Casillas entre outros.
Dia 3 – Museu del Prado
Se você gosta de arte não pode deixar de visitar um dos museus mais famosos do mundo. O museu del Prado de Madrid possui uma coleção variadíssima de obras de importantes artistas de fama mundial.
No Museu del Prado você verá obras de Picasso, Rafael, Goya, Velázquez, Greco, Murillo, Ribera, Fra Angélico, Botticelli, Mantegna, Tiziano, Reynolds, Van der Weyden, entre tantos outros.
São objetos preciosos, esculturas, pinturas em uma vasta coleção artística digna de se visitar e dedicar-se umas tantas horas. Como em todo museu será você que irá decidir quanto tempo será preciso, de acordo com seu gosto pela arte e seu desejo de observá-la.
Nesta visita tive por primeira vez uma experiência diferente, com um amigo que entende de arte e me ajudou a observar cada detalhe, cada traço, cada cantinho de várias obras. Selecionamos as nossas favoritas e dialogamos sobre elas, foi uma experiência incrível.
Mas você não precisa levar um amigo não, fique tranquilo, existem os audio-guias que irão lhe explicar tudinho para que você conheça mais sobre as obras de arte, a origem, quem encomendou, em que tempo, técnicas empregadas, etc.
Fuente de Neptuno
No dia 2 o destaque foi a Fuente de Cibeles, onde o Real Madrid festeja seus títulos, suas glórias. Pois bem, não podemos esquecer que nem só de Real Madrid vive o futebol desta cidade. Se você é daqueles que gosta de torcer para o time menor, o Atlético de Madrid também tem sua fonte onde festeja seus títulos, trata-se da Fuente de Neptuno.
Embora o Real Madrid seja a equipe mais popular da cidade, existem milhares de adeptos do clube vermelho e branco.
[extra] Dia 4 – Parque Casa de Campo
Estou supondo que você seja uma pessoa que adora viagens, conta com bastante tempo de passeio, portanto, quero recomendar que faça uma visita ao Parque Casa de Campo. Estive umas 5 horas passeando pelo imenso e belíssimo parque.
Este também possui um estanque e uma vista de invejar da cidade, fica um pouco retirado mas vale muito a pena a visita. Sem falar na comida, almocei num restaurante “La Cabaña”, uma comida deliciosa, polvo, croquetes espanholas, carne de pato, indescritível.
Parque de Diversões
Ainda na Casa de Campo fica um parque de diversões, ideal para o passeio familiar onde adultos e crianças se divertem nas montanhas-russas e demais brinquedos radicais. O bom de um parque de diversões como este é seu preço, em torno de 20 euros.
Considerações Finais
Vou parando por aqui, mas gostaria de esclarecer que há muito mais para fazer em Madrid, você pode procurar as coisas de acordo com seu gosto, seus interesses. A cidade é maravilhosa, segura e barata.
Posso citar ainda alguns pontos turísticos para complementar seu passeio:
- Museu de Cera;
- Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia;
- Teleférico;
- Puerta de Toledo;
- Palácio de Liria;
Seja criativo em sua viagem, eu por exemplo fui ao Teatro Victoria assistir à peça O Conde de Montecristo, baseado no livro e que já teve até mesmo filme. Foi muito divertido, essas coisas valem muito a pena.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a vida noturna de Madrid, por isso tentei provar a maior quantidade de bares de tapas possível, inclusive publiquei no blog meu bar favorito, que está entre os melhores de Madrid (lista oficial).
Ainda, tive a oportunidade de passear de bicicleta pela cidade, estas que você aluga nas estações. Um passeio de primeira, muito divertido e gostoso, fizemos o passeio durante e noite e durante o dia. De noite é bem mais tranquilo pois há pouco trânsito, mas de todas formas o centro da cidade possui ciclovias, onde não há a preferência é do ciclista. Essas estações de aluguel de bicicletas elétricas existem aos montes, mas se você tiver dificuldades de encontrar, uma delas está na Plaza del Sol, ao lado da Apple.
No mais, se você tem alguma dúvida sobre Madrid, por favor, me pergunte nos comentários. Se já foi e possui alguma recomendação especial, também faça uso dos comentários para colaborar com todos.
Grande abraço, boa viagem.
Comments
André, parabéns pelo blog! Está sendo muito útil para fechar meu roteiro. Estou indo na segunda quinzena de julho. Não preciso levar casacos?? O calor em Madrid é como no nordeste brasileiro? Obrigada!
Boa noite, André!!!
Suas dicas ajudaram muito na minha viagem!!! Já montei um roteiro pra aproveitar ao máximo o tempo que teria em Madri! Parabéns pelo blog e também pelas fotos!!! Estão ótimas!!!
Também me inspirei e resolvi contar como foi minha experiência na Espanha num blog. Se puder, dê uma olhadinha e me fale o que achou (sugestões e críticas são muito bem-vindas, principalmente para quem está começando nessa área como eu).
Muito obrigada por tudo!!! Muito sucesso e viagens!!!
Abraços
Oi André, tudo bem?
Obrigada pelas dicas. Adorei porque ficaremos 4 dias em Madrid.
Estamos indo numa viagem familiar de 11 pessoas. Entre elas, minha mãe de 78 anos que possui dificuldades para fazer médias caminhadas. Andei pesquisando lojas para alugar scooter e encontrei uma em Madrid. Na sua opinião, valerá a pena alugar a scooter pra minha mãe? Para fazer esses passeios que você citou, minha mãe conseguirá ir com a scooter?
Uma outra pergunta, é que iremos com crianças e gostaria de saber se compensa ir ao parque da Warner.
Obrigada,
Andre tudo bem? Adorei o roteiro, queria saber se algum desses pontos são pagos para visitar e o valor! Obrigada.
Bom dia!!! Adorei suas dicas!!!
Estarei indo para a Espanha em julho/19 vou sozinho, Uber e táxi é fácil de conseguir em Madri??? Teria algum transporte de Madri para Barcelona?
Obrigado
Parabens pelo excelente blog, Andre! Está nos ajudando bastante! Que regiao ou hoteis vc indica pra um casal com duas criancas? Iremos em julho e precisamos estar bem centrais pois so teremos 2 dias na cidade. Abs
BOA TARDE
VOU PARA MADRID EM JULHO
POSSO COMPRAR O PASSE PARA O ÔNIBUS VERMELHO AGORA? OU MELHOR DEIXAR PARA COMPRAR DEPOIS OU MESMO LÁ?
COMO FAÇO?
QUAL O SITE QUE USO PARA COMPRAR?
GOSTARIA DE COMPRAR PARA OS 2 DIAS.
OBRIGADA E BOM DOMINGO!
Author
Olá Maria Clara, tudo bem?
Pode comprar lá mesmo, melhor.
Só chegar num dos guichês, tem vários pela cidade, só perguntar onde comprar Citytour.
Até já.
Olá André achei esse texto excelente para quem visita Madri pela primeira. Uma dúvida que tenho é como ficar conectado à internet 24h na Espanha.
Obrigada por este texto!!!! Foi muitoooo útil para nossa viagem!!! 😉
Oi, André!! Essas suas dicas levam em conta a distância de um ponto a outro? são próximos ou você teve que caminhar da manhã a noite?
Bom dia!
Parabéns, pelo seu roteiro.
Já fui para Portugal, mas tenho vontade tb de conhecer Madrid, Barcelona, não falo nenhum idioma além do nosso q é português, pois moro no Brasil.
Gostaria de saber se dá para fazer estes passeios a pé, de transportes públicos?
E da impossibilidade, se existe agências locais que organizam alguns passeios, c preço acessivel, nao da p fazer a pé ou de transportes publicos,
Digo isto pq fui para Ilha da Madeira, teve locais que contratei uma achei em Funchal p conhecer tal lugares outros fiz sozinha.
Tb conheci Lisboa, Arredores como Sintra, Cascais, Estoril, Cabo Roca, Evora.
Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Rio D Ouro, tudo sozinha, foi maravilhoso.
Não gostaria de ir com agência daqui do Brasil, pq fica muito limitado, fora os preços muito caros.
Bom Dia,
Planejamos uma ida a Europa em Janeiro/18; portanto, frio. Gostaria de saber o tipo de transporte que indica para locomoção dentro das cidades, como por ex. a própria Madrid. Ficaremos 25 dias e passaremos por Madrid, Barcelona, Lisboa, Porto, Paris e Londres. Aceito todas as sugestões possíveis. Grata.
Ah, aproveito para elogiar sua página. Especial!
Excelente texto! Parabéns pelo trabalho!
O que
G
Ola Andre!
Estou viajando para portugal , mas gostaria de fazer uma bate volta de Lisboa a Madri , de trem.
Tenho 59 anos , vou viajar sozinha , li seu roteiro todo e adorei suas dicas. Não falo espanhol, vc acha que vou ter muita dificuldade em conseguir visitar Madri??
Gostaria de saber aonde posso pegar esse onibus que faz tour pela cidade, ja pesquisei e não consigo acessar o site.
Olá André, adorei o post.
Ficarei em Madrid 5 dias, um deles farei um bate volta em Toledo e no outro estou querendo fazer um passeio nas Vinículas. Você sabe me dizer se fechar um pacote com esse site http://www.gourmetmadrid.com para fazer 3 vinículas vale a pena? Outra coisa, sobre o restaurante La Cabanã que você falou, ele é dentro do parque?
Obrigada
Olá, gostei muito das suas dicas, vou de carro de Lisboa até Madrid em junho fico em Lisboa até 24/06 e depois tenho que voltar pois meu vôo sai Lisboa.
Tenho conexão em Madri por 8 horas não sei se esse tempo da pra ir conhecer alguma coisa por la ou é melhor eu esperar a conexão no aeroporto mesmo.
Oi André! Meu nome é Fabiana! Estou terminando hoje minha viagem para Madri junto com minha filha. Volto amanhã bem cedo. Achamos o seu blog e resolvemos seguir seu roteiro e foi excelente! Nem quis esperar voltar para o Brasil para poder te agradecer..rsrs! Valeu muito!! Obrigada!
Abraços,
Fabiana
ola fabiana! estarei por lá em fevereiro como é o clima nesse período?
obrigada myrian santos
Myrian, ápice do inverno europeu
Bom dia,
Eu e duas amigas vamos agora dia 03/02 a Madrid, vamos por tres dias.
Qual o transporte melgor para usar do aeroporto para a Plaza Mayor?
Aconselha comprar trnsferes para os 3 dias ou a pé faz-se bem?
Olá, Vou agora em Maio, vou pra Lisboa, depois Madrid e Barcelona, depois retorno pra Lisboa. Época boa maio? vou seguir seu roteiro com pequenas alterações, mais ficou muito bom. Minha viagem vou com minha esposa e filha de 08 anos, tranquilo? locais são perto?
Bom dia, como foi sua viagem? Vou ano que vem e vou fazer essas 3 cidades também, com esposa e filho de 10 anos.
Olá André,
Vou à Madri e gostaria de saber como chegar até Toledo…alguma dica?
Abraços!
Author
Olá!
Pode pegar um trem em Atocha ou Chamartin (estações), custa em torno de 10 euros IDA e VOLTA.
Mais informação e preços em http://www.renfe.com.
Até já.
Olá, André!
Chegarei em Madri com minha família meados de dezembro. Gostaria de saber se dá para visitar Avila e Segovia no domingo, tem restaurantes abertos e quais você indica? Sabe o valor do trem para essas cidades?
Author
Olá Larissa, como vai?
Não tenho essa informação sinto muito.
Um abraço.
Olá André,
Gostei muito das dicas, ja salvei para por em pratica, estou indo no inicio de março/17, será que, por ser frio, consigo fazer esse roteiro? Obrigado!
Boa tarde André,
Li sobre um free walking tour diário saindo às 11 horas da Plaza Mayor. Este passeio ainda existe?
Author
Tenho “quase certeza” que sim.
Olá André. Obrigada pelas dicas, estão ajudando muito. Li sobre um free walking tour que sai diariamente da Plaza Mayor às 11 horas. Esta informação é verdadeira?
André,
Eu em Madri e gostaria de ir a um show de flamenco. Qual me recomenda?
Olá André,
Estou indo pra Madrid em fevereiro/16. Senti falta de saber se alguns lugares cobram entrada e quanto seria.
Olá, ficarei 4 dias Em Madri e seguirei o seu roteiro.
Minha dúvida é das atrações citadas somente paga para entrar no Palácio Real e no Museu do Prado? O estádio não irei. A maioria das coisas em Madri são free? Rs
Obrigada.
Muito bacana suas dicas e pelo que vi no mapa, os pontos turísticos apresentados no primeiro dia, seguem facilmente pela Gran Via. Estou com passagens compradas para destino Barcelona, porém farei um conexão em Madri com espera de 10 horas e vou aproveitar o tempo para ver alguns pontos. Será que em 7 horas eu consigo conhecer bastante coisa? Tirando 3 horas para retorno a Barajas. Obrigada.
Oi André, estamos indo pra Madri e Barcelona por 7 dias em meados de Novembro. Achamos que é melhor começar por Barcelona e depois pra Madri. Estamos ainda na dúvida de como ir de Barcelona pra Madri. Trem ou avião? O que você sugereUm abraço e parabéns pelo Blog.
Author
Olá Adriana, tudo bom?
Vai depender do momento, pois os preços variam muito.
Depende da quantidade de malas, se tiveres muitas, o avião deixa de ser interessante.
Normalmente o avião é mais barato, mas com muita bagagem daí pode superar o trem. Tem trem de alta velocidade neste trajeto (AVE).
Um abraço.
Boa tarde André, muito obrigado pelos seus conselhos !
Em Fevereiro irei para Madrid 4 dias, 3 noites e estou a pensar num dos dias ocupar totalmente (até ao final da tarde) no parque de diversões Warner Bros. Acha que mesmo assim consigo ver todos os locais do seu roteiro de 3 dias? No último dia de estadia apenas apanho o voo ao final da tarde/noite.
André, tudo bem?
Final de outono, início de inverno, por volta de 10 de dezembro… O clima já é frio ou ainda pego um calorzinho de outono em Madri? Costuma chover na primeira quinzena de dezembro em Madri?
Oi André, muito legal seu blog e suas dicas. Eu e meu esposo iremos para Madri (3 dias e meio) e Barcelona (4 dias), o roteiro de 3 dias me pareceu ótimo. Vou adicionar uma visita ao Museu Naval (a pedido do esposo). Você teria alguma dica de bares noturnos para ir, que não seja tão badalado?? E também de alguns bons restaurantes?? Ah..e também de uma boa localidade para hospedagem preço BB – até 50 euros a diária?
Obrigada por compartilhar suas dicas.
Author
Olá Lívia, como vai?
Procure hospedagem pelo preço utilizando este buscador de hotéis (clique)
Sobre os restaurantes, nossa, Madrid e Barcelona são cidades com imensa variedade de locais para comer, não tem nem como sugerir um em específico. Eu fui e gostei muito do Taberna del Chato, considerado por mim e por experts no assunto, como sendo o melhor bar de tapas da cidade. Quando morei em Madrid visitava frequentemente e levava sempre os parentes e amigos para conhecer.
Outra opção pode ser restaurante Marieta (mais caro e somente com reserva antecipada de pelo menos 1 semana).
Um abraço.
Oi, André. Muito boas suas dicas. Agora em out/2016 esatrei 2 dias em Madri. Tentarei seguir seu roteiro apesar do curto tempo. Tbém vou a Lisboa. Vc não tem dicas de lá? Ficarei 4 dias por aqueles lados. E, parabens pelo blog!
Author
Olá Denise, sabe que já fui duas vezes à Lisboa e ainda não consegui escrever sobre lá? É falta de tempo, sinto muito mesmo.
Boa tarde, no roteiro de 3 dias em Madrid, porque não falou na Praça de Touros?
Author
Sinceramente, não gosto de matança de animais por diversão. Um abraço.
Olá Denise, tbm vou agora em outubro. Que dia vc estará lá?
Olá, André!
Show seu blog. Deixa te perguntar: você chegou a ir no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia?
Adoro arte e queria também conhecer o Thyssen. O que acha?
Gi
Author
Olá Gi, tudo bom? Poxa vida, morei 10 meses ao lado destes museus, mas somente fui no Prado.
Amei as dicas e as fotos. Irei para Madrid em 08/2016 com minha mãe e uma amiga e as dicas aqui foram ótimas. Ficaremos 5 dias em Madrid e no 4º dia, programei um bate e volta para Toledo e no 5º dia a noite, iremos para Lisboa.
Aqui no blog não achei nada para Portugal, tem alguma dica escondida na manga?rsrs
Author
Olá Veruska, tudo bem?
Cara, tenho muitas dicas para Portugal mas ainda não pude escrever sobre isso!
Amanhã mesmo estou indo novamente para Lisboa e Sintra, mas ainda não consegui ter tempo.
Infelizmente é assim, eu sou só um e prezo muito pela qualidade do blog, portanto, muita coisa fica pro futuro.
Só pra ter uma ideia do que está por vir:
São todas cidades que visitei recentemente, mas ainda não pude publicar.
Continue prestigiando o blog e em breve verás novidades.
Um abraço.
Olá André, tudo bom?
Estou indo para Madri em Nov/16 para lua de mel. Vou ficar 7 dias entrando e saindo por Madrid. Compensa conhecer algum outro país próximo? França ou Itália? Se sim, o melhor é ir de trem ou avião?
Abraços.
Author
Compensa pelo menos ir para Barcelona, de trem ou avião.
Olá, André. Gostei muito do seu blog, lindas fotos. Estarei indo para Madri em Julho. Chegarei no dia 03 a tarde e sairei no dia 10, ainda não sei se pela manhã ou a tarde. Neste tempo eu também gostaria de ir a Toledo, Segóvia e Avila. Você tem algo a falar sobre estas cidades ou chegou a fazer algum tour para as mesmas?
Obrigado!
OlaAndre
Adorei a dicas
Vou estar e Madrid por tres dia na ultima semana de Janeiro.
O meu maior medo é o frio.
Author
Não se preocupe com o frio, Madrid não é tão tão frio como outras cidades da Europa.
Andre, iremos a Madrid no carnaval (7dias). Quais as cidades proximas voce sugere para incluirmos alem de Madrid ? Melhor carro ou trem ?
Author
Olá Fabrizio, como vai?
Uma que recomendo muito é Segovia:
https://roteirosemais.com/europa/espanha/que-conhecer-em-segovia-espanha-em-1-dia/
Vá de trem, leia o artigo e certamente gostará.
Abraço.
Ola. Adorei suas dicas. Estarei em Fevereiro a temperatura nesta época gira em torno de quanto?
Ficarei por 11 dias e penso em ficar 5 dias em Madri e depois Barcelona.
Author
Olá Agnes, é difícil falar sobre temperatura.
Fevereiro é inverno e pode fazer frio, como pode não fazer frio.
Até já.
Olá, vou pra Europa em dezembro, ficarei 4 dias em Madri, vai ser muito frio, qual roteiro acima você sugere? Gostei dos roteiros mas estou com duvidas já que vai ser inverno.
Grata.
Author
Olá Marizel, eu sugeri “um roteiro” de 4 dias, exatamente o tempo que você estará em Madri, siga ele, faça todos os dias. Não há o que mudar nisto. Em Madri não faz tanto frio, raramente neva, isso não será um problema.
Boa viagem.
Olá, André,
Viajarei de lua de mel e pela primeira vez para Madri no dia 20/09 (dom), chegando no final da tarde (17h), e retornarei no dia 23/09 (quar), ao meio dia, ou seja, ficarei apenas 2 dias inteiros por lá! Seu roteiro para três dias está incrível, uma pena eu ter apenas dois! Dessa forma, qual dia você sugere que eu corte do seu roteiro acima? O terceiro, talvez?
Muito obrigada pelas dicas…e se tiver algo sobre dicas de bons restaurantes a se conhecer, ficaria feliz em saber!
Author
Olá Taís, como vai?
Isso, tire o terceiro dia do roteiro.
Eu fiz um artigo sobre “O melhor bar de tapas de Madri”, leia: https://roteirosemais.com/europa/espanha/melhor-bar-de-tapas-de-madri-espanha/
Grande abraço e boa viagem!
Muito obrigado pois estou em Madri um pouco perdido sobtrenonque fazae mas agora vou aproveitar
Sou amiga da Sueli (sua mãe) e ela me indicou o seu site.
Quero ir para Madrid sozinha e gostaria de saber sobre Hostel para me hospedar.
Sou estudante e preciso de um preço convidativo.
Novembro é um mês razoavelmente bom para visitar Madrid?
Author
Novembro é excelente Carmen, podes pegar hostel no booking.com.
Abraço.
Muito bom seu roteiro, 3 dias muito bem aproveitados. parabéns.
fiquei super feliz com esse relato de Madrid! Estarei indo em junho e passarei 3 dias! E os 2 primeiros dias do meu roteiro são iguais ao que vc relatou! Terceiro dia deixei livre!
PS: corrige ai, Real Madrid não possui Özil e Muller em seu elenco!
Author
Olá Pedro, obrigado pela correção, falha minha. Özil pelo menos esteve no Real (risos!).